PUBLICIDADE
Política
Noticia

Pesquisa Datafolha Fortaleza: qual a rejeição de candidatos a prefeito

Luizianne Lins tem a maior rejeição na eleição para prefeito de Fortaleza, seguida por Capitão Wagner

Carlos Mazza
22:14 | 17/10/2020
Pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza (Foto: O POVO)
Pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza (Foto: O POVO)

VEJA OS NÚMEROS DE INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO DE FORTALEZA NA PESQUISA DATAFOLHA

A pesquisa O POVO Datafolha perguntou aos eleitores em quais dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum na eleição para a Prefeitura de Fortaleza. A resposta revela a taxa de rejeição, que mostra a dificuldade de crescimento que a candidatura poderá enfrentar na disputa.

Confira os resultados:

Pesquisa Datafolha Fortaleza rejeição
Pesquisa Datafolha Fortaleza rejeição (Foto: O POVO)

Luizianne Lins (PT): 36%

Capitão Wagner (Pros): 27%

Anizio (PCdoB): 22%

José Sarto (PDT): 21%

José Loureto (PCO): 21%

Paula Colares (UP): 19%

Renato Roseno (Psol): 18%

Heitor Férrer (Solidariedade): 17%

Célio Studart (PV): 17%

Samuel Braga (Patriota): 17%

Heitor Freire (PSL): 17%

Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2%

Rejeita todos/não votaria em nenhum: 4%

Não sabe: 5%

Análises e repercussão

Assinantes do serviço de multistreaming O POVO+ têm acesso a série de conteúdos exclusivos da primeira rodada de pesquisa O POVO/Datafolha, incluindo análises de jornalistas.

Neste domingo, às 9 horas, será realizada edição especial do programa Hora Política na Rádio O POVO/CBN (FM 95,5 ou AM 1010) para avaliação dos novos números da disputa em Fortaleza. O programa será apresentado pelo jornalista Ítalo Coriolano e contará com diversas participações.

Como está o cenário da eleição em Fortaleza?

Eleitores de Fortaleza escolherão nos próximos dias 15 e 29 de novembro o sucessor de Roberto Cláudio (PDT) na prefeitura da capital cearense.

A continuidade do grupo do prefeito, representado na disputa por José Sarto (PDT), é desafiada hoje sobretudo pelo deputado Capitão Wagner (Pros), que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro na disputa. Luizianne Lins (PT) corre com apoio do ex-presidente Lula (PT).

Quanto mais próximo fica o dia da eleição, mais pesquisas de opinião tentam prever ânimos das urnas perguntando aos eleitores em quem eles pretendem votar na disputa.

Na última segunda-feira, 12, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou pesquisa para a eleição em Fortaleza. Na quarta-feira, 14, foi a vez de o Instituto Ibope divulgar outra pesquisa sobre a disputa. As duas, no entanto, possuem margem de erro maior que o estudo do Datafolha.

O POVO irá manter atualizações periódicas sobre o prognóstico da disputa a cada nova pesquisa eleitoral divulgada, onde o leitor poderá acompanhar a evolução da disputa e quais os cenários mais prováveis de seu resultado.

Quem lidera em outras capitais?

Em São Paulo, pesquisas mais recentes mostram Celso Russomanno (Republicanos) como líder isolado, com 27% das intenções de voto. Ele é seguido por Bruno Covas (PSDB), com 21%, e Guilherme Boulos (Psol), com 12%.

Já nas pesquisas para o Rio de Janeiro, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) é líder isolado com 30% das intenções de voto. Ele é seguido pelo atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos). Disputam o terceiro lugar as candidatas Martha Rocha (PDT), com 10%, e Benedita da Silva (PT), com 8%.

No Recife, pesquisas apontam liderança isolada na disputa de João Campos (PSB), filho do ex-governador Eduardo Campos (PSB), falecido em acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2010. Com 33% das intenções de voto, Campos é seguido por Mendonça Filho (DEM), com 18%, e Marília Arraes (PT), com 14%.

Em Belo Horizonte, o atual prefeito Kalil (PSD) é líder isolado nas intenções de voto, com 59% em pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 15. Muito abaixo, aparecem os candidatos João Vitor Xavier (Cidadania), com 7%, Áurea Carolina (Psol), com 3% e Bruno Engler (PRTB), com 2%.