Morre no Recife o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti

Severino Cavalcanti foi presidente da Câmara dos Deputados entre fevereiro e setembro de 2005, deputado estadual por três mandatos e estadual por sete anos

Morreu nesta quarta-feira, 15, aos 89 anos, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP). Severino Cavalcanti faleceu na sua residência, em Recife, nesta madrugada. Ainda não foi divulgada a causa da morte. Ele lutava contra problemas cardíacos e de diabetes.

Não haverá velório, devido à pandemia da Covid-19. O sepultamento será nesta quarta, 15, às 16 horas, no município de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco, terra natal de Severino Cavalcanti. Um cortejo vai levar o corpo saindo da entrada do município, passando pela sede da prefeitura e pela Câmara Municipal até o cemitério de São José.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana (PSD), decretou luto oficial de três dias no município. "Em sinal de respeito ao legado político e aos serviços prestados ao município e ao Estado de Pernambuco, decretamos luto oficial por três dias em João Alfredo, ficando o hasteamento das bandeiras a meio mastro durante o período do decreto", disse a prefeita.

Ele deixa a esposa, Dona Amelia, e três filhos, Zé Mauricio e Ana Cavalcanti, ex-deputados estaduais, e Catharina, quatro netos e dois bisnetos.

Severino Cavalcanti ocupou o cargo de presidente da Câmara dos Deputados entre os meses de fevereiro e setembro de 2005, além de ter sido deputado federal por três mandatos e também eleito sete vezes deputado estadual. Iniciou a carreira política em 1963 como prefeito de João Alfredo, cidade natal de 1964 a 1966. Deixou o poder Executivo municipal para disputar as eleições para deputado estadual.

Em 1967 concorreu ao cargo de deputado estadual e cumpriu sete mandatos na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, de 1967 a 1995.

Por três mandatos na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 1995 a 2007, renunciando ao cargo em 2005, quando cumpria a última legislatura, Severino Cavalcanti passou parte do tempo compondo a Mesa Diretora. Ele foi presidente da Casa, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Foi titular da CPI de Adoção e Tráfico de Crianças Brasileiras CPI de Bingos.

No Congresso Nacional, foi titular das comissões Mista de Contratos para Produção de Bens Imóveis, e Comissão Representativa do Congresso Nacional; suplente da Comissão Mista do SIMPLES.
Pesar

O PP-PE, partido ao qual Severino Cavalcanti estava filiado, divulgou nota lamentando o seu falecimento, assinada pelo presidente estadual, o deputado federal Eduardo da Fonte.

"Defensor da democracia, Severino Cavalcante foi prefeito de João Alfredo, deputado estadual por sete mandatos consecutivos, eleito três vezes deputado federal; onde foi eleito presidente da Casa; e presidente de honra do PP em Pernambuco. Nos solidarizamos à família e amigos, especialmente à viúva Dona Amélia, aos filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, aos netos e ao povo de João Alfredo, que ele tanto amou", diz nota.

Via Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

severino cavalcanti presidente da câmara dos deputados severino cavalcanti presidente da camara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar