Participamos do

Facebook derruba rede de contas ligadas a família Bolsonaro e deputados do PSL

As remoções ocorreram porque estas páginas estariam empregando ações vetadas pela plataforma, como o uso de contas falsas
17:15 | Jul. 08, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Facebook desativou, nesta quarta-feira, 8, uma rede de contas, páginas, grupos e perfis na rede social e no Instagram de funcionários de gabinete do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Servidores ligados a políticos do PSL, partido pelo qual o chefe do Executivo federal se elegeu, também foram "derrubados".

Ao todo, foram desmobilizadas 35 contas no Facebook; 38 contas no Instagram; 14 páginas; 1 grupo no Facebook. A rede possuía 883 mil seguidores no Facebook, 350 inscritos no grupo, 917 mil seguidores no Instagram, A companhia identificou ainda que o grupo gastou US$ 1,5 mil com anúncios.

As remoções ocorreram porque estas páginas estariam empregando ações vetadas pela plataforma, como o uso de contas falsas, envio de spam ou adoção de ferramentas artificiais para ampliar a presença online.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Apenas atribuímos o que podemos provar. E removemos toda parte da rede. Vimos conexões com o PSL e com funcionários dos gabinetes das pessoas que mencionamos e o envolvimento direto deles", disse Nathaniel Gleicher, chefe de políticas de segurança do Facebook.

As contas divulgavam conteúdo sobre política nacional e das eleições, espalhavam memes políticos e críticas a figuras da oposição, organizações de mídia e jornalistas. Mais recentemente o grupo passou a distribuir textos, vídeos e fotos sobre a pandemia de coronavírus.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar