Ministro da educação pode sair do governo Bolsonaro a qualquer momento

Uma pessoa próxima ao presidente teria comunicado aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que Abraham Weintraub sairia da pasta

20:15 | Jun. 15, 2020

Por: Redação O POVO
Ministro da Educação, Abraham Weintraub, pode sair do governo a qualquer momento (foto: Agência Brasil)

O ministro da educação, Abraham Weintraub, pode sair do governo Bolsonaro a qualquer momento. De acordo com informações passadas nesta segunda-feira, 15, pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, uma pessoa próxima ao presidente teria comunicado aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que o chefe da pasta estaria com "os dias contados" no governo.

Abraham está sendo investigado no inquérito das Fakes News e se envolveu em polêmica contra o supremo durante reunião ministerial realizada no dia 22 de abril. Na ocasião, o ministro afirmou que colocaria todos os políticos corruptos na cadeia, "começando no STF". De acordo com a coluna de Bergamo, informantes garantiram ainda que Weintraub corre o risco de ser preso caso continue atacando a instituição.

Ainda assim, durante manifestação pró-Bolsonaro realizada nesse domingo,14, o chefe da pasta tornou a citar o STF,  segundo Bergamo.  Por não usar máscara na ocasião, item que é obrigatório em Brasilia devido ao novo coronavírus, Weintraub foi multado no valor de R$ 2 mil pelo governo do Distrito Federal.

Na última semana, a revista Veja chegou a publicar que o ministro estava "insatisfeito com os trâmites políticos" e que se sentia "desgastado" com as sucessivas críticas recebidas após vazamento de áudio contra STF. De acordo com matéria, interlocutores do planalto garantiram que o líder da pasta pediria demissão até esse domingo (14/06). Fato esse que ainda não aconteceu.