Bolsonaro inaugura hospital de campanha em Goiás

Presidente não usava máscara e levou tombo durante o evento. Estrutura é a primeira unidade a ser construída pelo governo federal

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) inaugurou um hospital de campanha em Águas Lindas de Goiás, no entorno do Distrito Federal, nesta sexta-feira, 5. A obra foi anunciada no dia 7 de abril e concluída de 23 do mesmo mês. Porém, ela só foi transferida para a gestão municipal um mês depois. Bolsonaro não usava máscara e caiu ao tropeçar em uma mangueira enquanto se dirigia para o local da cerimônia. As informações são do portal G1.

A unidade foi a primeira a ser construída pelo governo federal e custou R$ 10 milhões. O equipamento foi repassado para a administração estadual, que equipou os leitos para atender pacientes com coronavírus na região.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até esta manhã, a cidade tem 297 casos confirmados e seis mortes por Covid-19. A previsão é que o hospital já comece a funcionar ainda nesta sexta-feira.

O presidente, que não usava máscara de proteção, chegou de helicóptero acompanhado dos ministros general Eduardo Pazuello (Saúde, interino), general Braga Netto (Casa Civil) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia). A inauguração também foi acompanhada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e pelo secretário de Saúde, Ismael Alexandrino.

 Presidente Jair Bolsonaro cai ao tropeçar em mangueira durante inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás
Presidente Jair Bolsonaro cai ao tropeçar em mangueira durante inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás (Foto: Reprodução/TV Globo)

Equipamento tem capacidade para 200 leitos

O hospital tem capacidade para 200 leitos, mas começará a funcionar com 60 vagas, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apenas pacientes encaminhados por outras unidades de saúde poderão dar entrada.

O governo estadual contratou uma organização social para gerir o hospital por seis meses. O governo vai repassar R$ 7,6 milhões por mês.

Além da construção, o governo federal também vai arcar com o aluguel e manutenção da estrutura física. Enquanto isso, a Secretaria Estadual de Saúde é a responsável por organizar toda operação da unidade, fornecimento de insumos como medicamentos e equipamentos de proteção, além de todos os aparelhos médicos necessários.

Foto 1: Presidente Jair Bolsonaro cai ao tropeçar em mangueira durante inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás (Reprodução/TV Globo)

Foto 2: Hospital de Campanha de Águas Lindas é inaugurado (Giovana Dourado/TV Anhanguera)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bolsonaro sem mascara bolsonaro inaugura hospital bolsonaro tropeça cai coronavirus coronavirus Brasil casos coronavirus no Ceara casos coronavirus sintomas coronavirus idosos coronavirus tratamento coronavirus no Ceara covid-19 covid-19 no Ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar