Participamos do

Saiba quem foi o ditador Mussolini, autor da frase compartilhada por Bolsonaro neste domingo

Em 1914, o líder italiano foi responsável por fundar os "Fasci di Combatimento" (Grupo de Combate), o primeiro grupo do "Partido Fascista" que pregava a abolição do Senado e a instalação de uma nova constituinte, sendo o primeiro do país a chegar ao poder tendo ideias totalitárias
15:40 | Jun. 01, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou em sua página no Facebook na noite do último domingo, 31, um vídeo que contém uma frase já reproduzida pelo líder da Itália fascista Benito Mussolini. As imagens do vídeo, segundo Bolsonaro, resumiriam o que “passamos nos dias de hoje”.

Na gravação, um idoso italiano caminha pela rua e discursa em favor da liberdade. Eis que, então, profere a frase "Melhor um dia como leão do que cem anos como ovelha", atribuída a Mussolini. 


Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Benito Mussolini foi o político italiano responsável por criar a ideologia de uma política ultranacionalista e autoritária chamada "fascismo", dando origem ao Partido Nacional Fascista. Dessa forma, ele foi o primeiro a chegar ao poder tendo ideias totalitárias. Ele comandou a Itália entre os anos de 1922 e 1945, quando então foi capturado e morto pelos partisanos, no contexto da derrota italiana na II Guerra Mundial.

Em 1919, Mussolini fundou os "Fasci di Combatimento" (Grupo de Combate), em Milão, o primeiro grupo do "Partido Fascista" que pregava a abolição do Senado, a instalação de uma nova constituinte e o controle das fábricas por operários e técnicos.

Em 1920, um movimento operário no norte da Itália foi inicialmente apoiado por Mussolini, que chegou a propor uma frente comum contra os patrões e os trabalhadores. Rejeitada a proposta, e contornada a situação pelo governo liberal, o líder capitalizou a seu favor o pânico da burguesia em relação ao comunismo, e o movimento recebeu vultosas contribuições. Em 1921, Benito foi eleito para o parlamento e os Fasci di Combatimento passaram a se chamar "Partido Nacional Fascista".

Em 1922, uma milícia armada formada por cinquenta mil "camisas-negras", dirigiu-se para Roma para tomar o poder - foi a chamada "Marcha sobre Roma". O rei Víctor Emanuel III, impotente, cedeu às pressões e o líder fascista assumiu o cargo de primeiro-ministro. O governo manteve as aparências de monarquia parlamentarista, mas Mussolini detinha plenos poderes.

Em 1924, através de eleições, o grupo ganhou a maioria no parlamento. O socialista Giacomo Matteotti denunciou a fraude no processo eleitoral, mas foi assassinado. No ano seguinte, Mussolini tornou-se “Duce” (o condutor supremo da Itália).

Em 1925 estava instalada a "ditadura fascista na Itália" e o fascismo começava a mostrar sua verdadeira cara. Mussolini se definia como reacionário, antiparlamentarista, antidemocrático, antiliberal e antissocialista.

Após sofrer um atentado em 1926, fechou os jornais de oposição, dissolveu os demais partidos e perseguiu seus líderes. Restaurou a pena de morte e criou tribunais especiais, compostos por membros da milícia fascista. Um dos fundadores do Partido Comunista foi processado e preso.

Benito Mussolini era o chefe supremo do Estado e acumulava numerosas funções ministeriais. Em 1939 foi suprimida a Câmara dos Deputados e substituída por membros do Grande Conselho.

Para sustentar o regime, os jovens deviam pertencer mais ao estado que à família. Havia organizações para crianças e adolescentes, que uniformizados recebiam os ideais de patriotismo e obediência. Seu lema era: Crer, obedecer e combater.

O Fasci Italiani di Combattimento, no português Grupo de Combate, foi o primeiro grupo criado no Partido Fascista. Em síntese, o grupo defendia ideais como a anulação do Senado, uma nova Constituição e o controle feito por técnicos e operários nas fábricas.

No início da década de 1930, Mussolini firmou parceria com Adolf Hitler, ditador da Alemanha nazista. Nesse sentido, anexou ao território italiano parte do território da Iugoslávia.

Durante a II Guerra, foi capturado e preso pelas tropas dos Aliados – liderados por Inglaterra, Estados Unidos e URSS. Mussolini banido, em 1943, pelo Grande Conselho Fascista. Com tudo, o fim chegou quando foi julgado e executado, no dia 28 de abril de 1945, em Mezzegra, na Itália. Por fim, seu corpo foi exposto em Milão, na Praça Loreto.

 

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar