Frase sobre antifascismo falsamente creditada a Churchill é compartilhada por filhos de Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro publicaram frase creditada a Winston Churchill. A instituição que cuida do legado de ex-premiê, conhecido por liderar o Reino Unido na Segunda Guerra Mundial, já havia desmentido que a frase não é de autoria dele

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), filhos do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), postaram frase incorretamente creditada como sendo do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1874-1965).

Na tentativa de atacar os manifestantes pró-democracia, que enfrentaram os apoiadores bolsonaristas nesse domingo, 31, os filhos de Bolsonaro publicaram no Twitter a frase: "Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas" e a atribuíram a Churchill, premiê britânico durante parte da Segunda Guerra Mundial e conhecido opositor do nazifascismo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No entanto, já se comprovou que a atribuição ao ex-primeiro-ministro britânico é falsa, o que convencionou-se chamar de "fake news". A International Churchill Society, que cuida do legado do político conservador, afirma que ele nunca disse ou publicou tal declaração.

"A frase não é uma das que já foi documentada como tendo sido dita ou escrita por Churchill", afirmou David Freeman, editor do Churchill Bulletin. "Churchill criticava os dois extremos do espectro político", acrescentou ele. Em 2018, o crédito à fala já havia sido desmentida após ser postada pelo republicano Greg Abbott, governador do Texas.

Em um texto de 1937, Churchill dizia que comunismo e fascismo o lembravam "do polo Sul e polo Norte. Eles estão nos extremos opostos da Terra, mas se você acordar em um deles amanhã, você não saberá qual é qual". 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

frase churchill bolsonaro churchill antifascista antifa bolsonaro winston churchill

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar