Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

"Achava que podia ajudar o Brasil e as pessoas", afirma Nelson Teich sobre sua saída do Ministério da Saúde

O médico fez discurso curto de despedida e não apresentou a justificativa para sua saída do Governo Bolsonaro
17:01 | Mai. 15, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, 15, o agora ex-ministro da saúde, Nelson Teich, afirmou que não aceitou liderar a pasta pelo cargo, mas porque acreditava que "podia ajudar o Brasil e as pessoas". Sem justificar diretamente o motivo da sua saída, o médico agradeceu ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) e afirmou que estava deixando um plano de trabalho para auxiliar secretários no combate ao novo coronavírus no País.

"A vida é feita de escolhas e hoje eu decidi sair", afirmou Nelson, no inicio da coletiva. O médico classificou ainda o trabalho realizado como uma luta "diária"e "intensa", lamentando o fato de não ter tido a oportunidade em sua carreira de trabalhar diretamente com o Sistema Único de Saúde (SUS). O ex-ministro fez pronunciamento curto e não apresentou justificativa para sua saída da pasta, afirmando apenas que havia aceitado o cargo para ajudar as pessoas e o País.

LEIA TAMBÉM | General e médica pró-cloroquina partem como favoritos para vaga de Teich no Ministério da Saúde

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nos bastidores, os principais motivos especulados seriam os choques com Bolsonaro, que defende a reabertura irrestrita do comércio no Brasil, enquanto Teich, tal qual o antecessor dele, Henrique Mandetta, prega cautela para flexibilização gradual. Outro ponto chave seria a insistência do médico em não liberar protocolo de uso precoce da hidroxicloroquina, vendida pelo presidente como uma droga milagrosa contra o coronavírus.

LEIA TAMBÉM | Após saída de Teich, Centrão crítica Bolsonaro e apoio agora é alvo de discussão 


Em podcast nesta semana, jornalistas do O POVO analisaram a fritura de ministros por Bolsonaro:

Listen to "#80 - Bolsonaro e a frigideira dos ministros da Saúde" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar