PUBLICIDADE
Política
Noticia

Saiba quem é Maurício Valeixo, o diretor da PF que Bolsonaro quer demitir

Ministro Moro é amigo de longa data de Maurício Leite Valeixo

Walber Freitas
19:15 | 23/04/2020
o paranaense é formado em direito
o paranaense é formado em direito (Foto: Reprodução/YouTube)

Pela segunda vez, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ameaça impor um novo nome como diretor da Polícia Federal (PF), atualmente, ocupado por Maurício Leite Valeixo. O chefe do executivo chegou a comunicar o ministro da Justiça, Sergio Moro. O ex-juiz federal estuda pedir demissão do governo se a mudança for concretizada.

Moro é amigo de longa data de Valeixo, que foi superintendente da PF no Paraná durante a operação Lava Jato, ficando no cargo até novembro de 2018, quando foi escolhido pelo ministro para ser o diretor da Polícia Federal.

Em abril de 2018, Maurício Leite Valeixo foi responsável pela condução da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante sua gestão na PF do Paraná, a delação de Antonio Palocci foi acordada. As informações são da Veja.

Entre 2015 e 2017, Valeixo também comandou a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor). O cargo é considerado o de “número 3” na hierarquia da PF. Delegado há mais de 20 anos, o paranaense é formado em direito e já atuou em outras frentes do órgão contra a corrupção.