Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Pela quarta vez desde que chegou à Presidência, Bolsonaro diz que nordestinos têm "cabeça grande"

Foram pelo menos quatro ocasiões nas quais o presidente dirigiu-se a cearenses com linguagem jocosa

Jair Bolsonaro (sem partido) já fez comentários sobre a cabeça de nordestinos por pelo menos quatro vezes desde que chegou à Presidência da República. Do total de frases, duas delas, inclusive a mais recente, foram especificamente sobre cearenses. "Por que todo cearense tem a cabeça grande?", ele perguntou nesse sábado, 22, a um apoiador original do Estado.

Diante da resposta do cearense, o presidente disse que "o que ele falou eu não posso falar para vocês", segundo o portal de notícias Metrópoles. A fala foi no Guarujá, no litoral paulista, onde passa o Carnaval.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Há pouco mais de um mês, 4 de janeiro, o capitão reformado também fez menção ao que considera ser o aspecto fisionômico dos cearenses. Durante live para apoiadores do Aliança pelo Brasil no Ceará, ele falou novamente que "todo cearense é cabeçudo". 

Organizado pelos deputados estaduais André Fernandes e Delegado Cavalcante, o evento aconteceu no Hotel Praia Centro, na Avenida Monsenhor Tabosa, visando angariar assinaturas no Ceará para viabilizar legalmente o partido. "Chamar cearense cabeçudo, você não identifica ninguém, lá todo mundo é cabeçudo", disse. 

Mesmo se for constituído oficialmente, o grupo que idealiza o Aliança no Ceará ainda não sabe se terá candidato a prefeito em Fortaleza. Uma possibilidade aventada por setores conservadores, inclusive próximos a Fernandes e Cavalcante, é a de apoiar Capitão Wagner (Pros) na disputa. 

Ano passado, o político também comentou sobre nordestinos da mesma maneira. Ao lado do deputado federal Claudio Cajado (PP-BA), o presidente disse que, para ser nordestino, "falta crescer a cabeça".

Relação com o Ceará

O pai da primeira-dama Michelle Bolsonaro, é natural de Crateús, a pouco mais de 350 quilômetros da Capital. O chefe do Executivo, inclusive, já manifestou diversas vezes interesse em visitar o município de Vicente de Paula Reinaldo.

Votação em 2018

Bolsonaro ganhou de Fernando Haddad (PT) em todas as regiões no segundo turno da eleição presidencial, exceto no Nordeste. O petista totalizou 69,7% da preferência do eleitor, ante os 30,3% de sufrágios contabilizados em favor do militar. 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar