Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Diagnóstico do saneamento básico do Ceará será levado a prefeitos e candidatos em 2020

A partir do segundo semestre, um documento será apresentado a gestores e candidatos para serem incorporados nas plataformas de governo e de campanha às eleições municipais

A coordenação técnica do Pacto pelo Saneamento Básico realizará até o fim do primeiro semestre um diagnóstico do serviço no Ceará para discuti-lo com prefeitos e candidatos nas eleições de 2020. Em reunião realizada nesta quarta-feira, 22, na Assembleia Legislativa (AL-CE), o colegiado definiu os grupos de trabalho que atuarão por eixos temáticos nos próximos dias.

O Pacto, lançado no dia 6 de dezembro do ano passado, é resultado da integração de 15 instituições públicas e privadas e está sendo desenvolvido por etapas. O objetivo é elaborar o documento intitulado "Cenário Atual", que trará um diagnóstico da situação do Saneamento Básico Estado. Para o secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL-CE, Antonio Balhmann, o documento servirá de base para diálogo com prefeitos e candidatos nas eleições deste ano.

"Depois de definir as estratégias a serem implantadas, vamos abordar o envolvimento dos prefeitos municipais na questão do pacto. Também vamos lidar com o fato de ser um ano eleitoral e incorporar nas plataformas dos candidatos esse tema", afirma Balhmann.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O objetivo, segundo o secretário, é dar uma expressão política para que o tema não seja esquecido pelos candidatos. "Geralmente fala-se de educação, mas não fala do mais grave problema de infraestrutura que o Brasil tem hoje que é a questão de saneamento" completa. Segundo ele, a ação incluirá pequenas e grandes cidades além do meio rural, adquirindo capilaridade nas principais microrregiões do Ceará.

Para o diretor de Relações Institucionais da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito Nascimento, o trabalho entre os órgãos que compõem o pacto passará por uma mobilização dos prefeitos em todo o Estado. "Através do trabalho de mobilização que nós temos vamos fazer com que isso chegue aos municípios. Que os gestores possam participar dando sua contribuição e informação através das diversas secretarias", explica Nascimento, que informa já ter solicitado aos coordenadores diálogo com os prefeitos e equipes municipais.

Coordenadora técnica do Pacto pelo Saneamento Básico, Rosana Garjulli afirma que uma versão do documento final será levada aos candidatos durante o período eleitoral, projetando assim um reforço na regionalização do tema. "Uma discussão nesse período é importante para que os candidatos incorporem nos seus discursos essas problemáticas. Vamos chegar a cada região, mostrar o relatório e questionar quais serão as soluções", defende.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar