Participamos do

Bandeira da monarquia é retirada durante ato pela Lava Jato em Sorocaba

18:46 | Jun. 30, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Bolsonaristas retiraram uma bandeira da monarquia afixada por membros do movimento monarquista, durante manifestação em defesa da Lava Jato e do juiz Sérgio Moro, na tarde deste domingo, 30, em Sorocaba, interior de São Paulo. Integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) alegaram que o tema estava fora da pauta e pediram que a bandeira, de grande porte, fosse retirada do local do evento, no Parque Campolim.
Como houve relutância, o deputado estadual Danilo Balas (PSL), ex-delegado federal e bolsonarista, ajudou a retirar o pavilhão. "Há uma briga dos movimentos e nossa bandeira foi tirada sob protesto, pois estamos lutando pela mesma causa deles", disse Michael Souza, do Movimento Monarquista Sorocaba.
O ato, organizado pelo MBL, Direita Sorocaba e Vem Pra Rua, reuniu 600 pessoas, segundo contagem da Polícia Militar, e foi menor que as manifestações anteriores. A defesa do ex-juiz ficou em segundo plano, pois as principais manifestações foram em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). "A grande mídia, inclusive o Estadão, está fazendo de tudo para derrubar o Bolsonaro. Essa campanha de vocês (Estadão) pode trazer de volta a bandidagem para o governo", disse o engenheiro Rogério Gonçalves.
Italo Moreira, do Movimento Brasil Livre, lembrou que a eleição do presidente livrou o Brasil da "ideologia do PT".
Alguns manifestantes carregavam uma réplica de caixão de defunto com foto de Lula preso. "Não tem nada a ver isso hoje", advertiu o representante comercial Devanir Corrado Basso, de 67 anos. "Estamos aqui para defender o Brasil, a aprovação da reforma da Previdência e o futuro", afirmou. O empresário Gilmar Campos, de 68 anos, usando camisa amarela, foi um dos poucos a fazerem a defesa de Moro. "Ele é um exemplo para o Brasil e merece o nosso apoio".
Outras cidades
Houve manifestações a favor de Moro em outras cidades de maior porte do interior. Embora a Polícia Militar não tenha contabilizado os números, na maioria das cidades o público ficou aquém do registrado em manifestações anteriores a favor ou contra Bolsonaro.
Em Campinas, os manifestantes se concentraram na Avenida Norte-Sul, na região dos bairros Cambuí e Nova Campinas, região de classe média. Famílias inteiras foram vestidas de verde e amarelo. Muitas levaram bandeiras do Brasil. Além do ministro Moro, houve discursos de apoio à Lava Jato.
Em São José do Rio Preto, manifestantes se reuniram em frente à prefeitura e usaram um carro de som para discursar a favor do pacote anticrime do ministro Moro. Os organizadores e a Polícia Militar não divulgaram o número de participantes.
Uma faixa com os dizeres "Somos todos Moro" foi carregada durante passeata em Ribeirão Preto, durante ato organizado pelos movimentos Vem Pra Rua, Brasil Limpo e Brasil Livre. Os manifestantes saíram em caminhada pela Avenida Nove de Julho. Em Santos, um grupo se reuniu, às 14 horas, na Praça da Independência, usando roupas verde e amarela. O trânsito foi bloqueado nas ruas do entorno.
Houve manifestação também em Piracicaba, onde o público se concentrou na Praça José Bonifácio e saiu em passeata pelas ruas do entorno. O ato durou pouco mais de uma hora. Em Jundiaí, os manifestantes se reuniram na Praça 9 de Julho e houve discursos. O ato terminou com caminhada de pelo centro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags