Participamos do

Vazamento da conversa entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol gera 1,52 milhão de menções no Twitter

De acordo com levantamento da FGV Dapp, o ministro da Justiça foi o mais citado, seguido pelo procurador da República e do ex-presidente Lula
12:20 | Jun. 12, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A exposição da troca de mensagens entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol teve 1,52 milhão de menções no Twitter, até o meio-dia da última segunda-feira, 10, segundo dados obtidos pela Fundação Getúlio Vargas junto à Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV DAPP). O impacto das citações estava direcionado ao ministro da Justiça, sendo o mais citado (17.552), seguido pelo procurador da República (7.792) e o ex-presidente Lula (7.029).

Também houve discussão entre os apoiadores de Lula e Moro. Segundo o levantamento, o grupo principal da esquerda teve 6,3% de interações suspeitas de intervenções por robôs, por conta também de perfis venezuelanos que compartilharam postagens a favor do ex-presidente. Já o da direita, teve a metade (3%) da participação em retuítes de contas automatizadas.

Nas primeiras 18 horas da divulgação das mensagens, o debate esteve concentrado no “vazamento” por supostos “hackers”. Além de uma suposta “renúncia” do ministro Moro, que também esteve entre os assuntos comentados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesse período, a hashtag #vazajato foi a mais usada pelos usuários, além de acompanhar a evolução do debate gerado desde as primeiras divulgações das conversas entre Moro e Dallagnol, atingindo mais de 8,2 mil postagens às 23h do domingo. Porém, foi perdendo força ao longo das horas e na manhã de segunda-feira, 10, foi ultrapassada por uma nova hashtag #euapoioalavajato.

Além disso, as 300 notícias mais verificadas no Facebook e Twitter contabilizaram mais de 7,4 milhões de interações entre curtidas, compartilhamentos e comentários desde a noite de domingo, 9. Na manhã de segunda, 10, o link do canal “The Intercept”, que divulgou as mensagens trocadas por Moro, Dellagnol e outros integrantes da Lava Jato, já tinha mais de 402 mil interações.

Listen to "#39 - Qual o impacto jurídico e político dos vazamentos envolvendo Sergio Moro?" on Spreaker.

Confira o gráfico:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags