Participamos do

Governo do Estado busca linhas de crédito com Agência Francesa de Desenvolvimento

O governador Camilo Santana (PT) afirmou que as áreas tratadas como prioridade em sua gestão estão no centro do interesse da parceria com a AFD
21:01 | Jun. 10, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante encontro com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o Governo do Estado apresentou projetos para melhorar a eficiência de políticas públicas promovidas nas áreas de recursos hídricos, desenvolvimento agrário e infraestrutura. O Estado busca novas linhas de crédito junto a AFD para implementar tais projetos.

O governador Camilo Santana (PT) afirmou que as áreas tratadas como prioridade em sua gestão estão no centro do interesse da parceria com a AFD. "Quero deixar claro o meu objetivo de fechar parcerias com a Agência (Francesa de Desenvolvimento) em áreas de saneamento básico, recursos hídricos – até pela expertise que o Ceará tem no gerenciamento desses recursos, desenvolvimento agrário, políticas voltadas para os agricultores familiares e de infraestrutura", esclareceu.

A AFD atua há 11 anos no País, sendo responsável pelo aporte financeiro de 1,9 bilhão de euros neste período em 40 projetos no mundo. O diretor Regional da Agência no Brasil, Philippe Orliange, considerou que o Ceará apresenta requisitos que o qualificam para ser um novo parceiro da instituição. “A Agência está muito interessada em políticas que o Estado tem em áreas como a manutenção do desenvolvimento dos recursos hídricos e de mobilidade urbana. As duas são políticas que têm grande impacto em serviço à população e na luta contra as mudanças climáticas, que são as duas grandes prioridades da Agência”, afirmou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre os diferenciais que influenciam a visão positiva da AFD sobre o Ceará, foram listados por Orliange a qualidade e continuidade das políticas públicas, a conexão com a Europa através do HUB aéreo e a situação fiscal do Estado.

"Aqui, a orientação é que a gente apresente todos os indicadores com a realidade, para que quem vai nos fazer o empréstimo possa ter a segurança. É por isso que o Ceará já conseguiu fazer operação de crédito em moeda estrangeira mesmo sem o aval da União, sendo o único estado brasileiro a conseguir fazer esse tipo de operação, isso por si só demonstra essa responsabilidade”, ressaltou Mauro Filho, secretário de Planejamento e Gestão.

O corpo técnico do Governo do Ceará deve continuar se reunindo com os representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento para delinear projetos prioritários nas áreas de interesse de novos investimentos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags