PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Em Fortaleza, socióloga lança livro que analisa a atual situação da esquerda brasileira

O lançamento da obra de Sabrina Fernandes acontece na Livraria Lamarca, no bairro Benfica, a partir das 19h

17:21 | 10/06/2019
A autora, que comanda o canal Tese Onze no YouTube, estará presente na Livraria Lamarca, no Benfica, a partir das 19h
A autora, que comanda o canal Tese Onze no YouTube, estará presente na Livraria Lamarca, no Benfica, a partir das 19h(Foto: Divulgação)

Será lançado em Fortaleza nesta segunda-feira, 10, o livro "Sintomas Mórbidos: a Encruzilhada da Esquerda Brasileira", de autoria da socióloga Sabrina Fernandes. A autora, que comanda o canal Tese Onze no YouTube, estará presente na Livraria Lamarca, no Benfica, a partir das 19h.

A obra, publicada pela editora Autonomia Literária, busca compreender o cenário político brasileiro contemporâneo partindo da perspectiva da crise das esquerdas. As análises partem de junho de 2013, época marcada por diversos protestos no Brasil que ficaram conhecidos como "Manifestações dos 20 centavos". A situação, segundo o livro, estaria se tornando cada vez mais confusa ao ser alimentada por outros fenômenos, também presentes internacionalmente, como a pós-política e a ultrapolítica; tal confusão dificulta a compreensão não só daqueles que estão no meio do debate político, mas também para os interessados em compreender o que está acontecendo.

A publicação também pretende explicar melhor a atual configuração do campo progressista no país, com capítulos embasados em teoria marxista para explorar diferentes características. “Muito se fala da crise e da desunião das esquerdas no Brasil, mas não é algo tão simples de se entender. O que vemos diretamente são os sintomas, os problemas mais evidentes. O papel do livro é olhar para esses sintomas de forma intensa ”, esclarece Sabrina.

Sobre o lançamento em Fortaleza, Sabrina afirmou que tinha as melhores perspectivas possíveis. Em conversa com O POVO Online, ela informou que a Capital cearense talvez seja a única parada no Nordeste durante a turnê de lançamento do livro. "Eu tenho boas expectativas para hoje. Considero o Nordeste como uma terra de resistência, onde sempre sou bem recebida", conta.

Durante o evento de hoje, a socióloga deve começar falando sobre o argumento do livro, apresentando o trabalho escrito e como ele se relaciona com os vídeos que ela publica no YouTube. "Algumas pessoas conhecem o meu trabalho no canal, mas não sabem do que trata o livro. Pretendo começar falando sobre a proposta do livro, indo depois para os autógrafos, quando também acontece uma conversa com as pessoas", explicou Sabrina.

O título do livro vem de uma frase do filósofo italiano Antônio Gramsci (1891-1937), retirada de um dos Cadernos de Cárcere: “o velho está morrendo e o novo não pode nascer; neste interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparece”. A frase foi usada para ilustrar o sentimento de incerteza e angústia que envolve o momento político contemporâneo abordado no livro.

Sobre a autora

Sabrina Fernandes é uma socióloga brasileira com experiência acadêmica internacional. Possui bacharelado em economia pela Universidade de St. Thomas e obteve seu mestrado em economia política, e seu doutorado em sociologia, ambos na Universidade de Carleton. Hoje, é pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB). Sabrina lançou um canal de YouTube com análises marxistas em 2017; atualmente, o canal tem mais de 170 mil inscritos. Nos seus mais de 80 vídeos, se divide entre análises de cunho científico e militante sobre marxismo, feminismo, ecossocialismo, comentários sobre a política brasileira e internacional.

De acordo com Sabrina, um projeto de formação sociológica e política deve levar ideias e debates que ocorrem no mundo acadêmico, também para outros espaços. “Estar no YouTube faz parte dessa tarefa. Não deixa de ser um desafio, pois muita gente não está interessada em obter conteúdo para refletir, apenas para consumi-lo imediatamente. Então é um processo longo, mas vale o investimento”, destaca.

Serviço

Lançamento do livro "Sintomas Mórbidos: A Encruzilhada da Esquerda Brasileira", de Sabrina Fernandes, em Fortaleza

Quando: Segunda-feira, 10, às 19h

Onde: Livraria Lamarca (Av. da Universidade, 2475, Benfica)

Valor do livro: R$ 50

Editora: Autonomia Literária

Redação O POVO Online