Participamos do

Quase metade dos eleitores de Fortaleza não fizeram cadastro biométrico; saiba onde fazer a biometria, obrigatória para votar ano que vem

Postos de atendimento funcionam mediante agendamento prévio
12:16 | Mai. 02, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quase metade dos eleitores fortalezenses ainda não realizou o cadastro biométrico, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Balanço até esta quarta-feira, 1º, mostra que 47,8% do eleitorado da Capital não fez a biometria, tecnologia adotada para identificação por meio da coleta de digitais usada para dar mais segurança no momento da votação. A meta do TRE-CE é realizar eleições 100% biométricas em outubro do próximo ano

No planejamento do TRE-CE para 2019/2020, existem 55 municípios, incluindo a Capital, em revisão biométrica - procedimento em que todos os eleitores são obrigados a comparecer para o recadastramento.

Nas eleições do ano passado, o Ceará teve identificação 100% biométrica em 129 dos 184 municípios. Dos 55 municípios restantes, apenas 20,4% do eleitorado não fez o recadastramento, até este dia 1º. O dado representa 1.304.569 de cidadãos sem biometria em relação aos 6.385.881 eleitores do Ceará, diz o TRE.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O período para recadastramento biométrico, que teve início no dia 19 de fevereiro, seguirá até 29 de novembro deste ano.

O não comparecimento do eleitor para realizar o cadastramento resulta no cancelamento do título e em consequências na regularidade do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

De acordo com a assessoria de comunicação do TRE, o eleitor que não se dirigir ao recadastramento tem de estar ciente que, além de não estar apto a votar, será prejudicado em atividades que exigem a quitação eleitoral, como emissão ou renovação de passaporte, posse em concurso público, nomeação para cargo público, percepção de salários ou benefícios assistenciais do governo, tomada de empréstimos em bancos oficiais ou subsidiados por orçamento público e matrícula em instituição pública de ensino.

Documentação necessária

Para fazer a biometria, é necessário apresentar o RG ou outro documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. O comparecimento de todos os eleitores é obrigatório, sem exceção.

É importante lembrar que os postos de atendimento funcionam mediante agendamento prévio. Portanto, o atendimento de eleitores que comparecem espontaneamente às unidades estará sujeito à limitação da capacidade do posto e da possibilidade de um encaixe.

Atendimento na Capital

North Shopping Jóquei (Piso L2) - 10 às 19 horas;

Shopping RioMar Fortaleza (piso L2) - 10 às 19 horas;

Shopping Benfica (1º piso) - 10 às 19 horas;

Shopping Parangaba (Piso L1) - 10 às 19 horas;

Shopping RioMar Kennedy (Piso L2) - 10 às 19 horas;

Central de Atendimento ao Eleitor (Av. Almirante Barroso, 601, Praia de Iracema) - 8 às 17 horas;

Vapt Vupt de Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408) - 8 às 17 horas;

Vapt Vupt de Antônio Bezerra (Rua Demétrio Menezes, 3750) - 8 às 17 horas.

Para agendar atendimento, o eleitor poderá ligar para o telefone 148 ou acessar a página do TRE-CE.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags