Participamos do

Centro de Memória Frei Tito ganha "novo valor e nova dimensão" na atual conjuntura, diz prefeito

Local será um memorial de referência da luta dos direitos humanos no Brasil, segundo o prefeito de Fortaleza
14:56 | Abr. 02, 2019
Autor João Gabriel Tréz
Foto do autor
João Gabriel Tréz Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na coletiva de imprensa em que anunciou os investimentos da cultura pela Prefeitura em 2019, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) proferiu discurso sobre a ditadura militar a partir do anúncio de novo equipamento cultural da Cidade, o Centro de Memória Frei Tito. O equipamento será implantado na casa na qual o cearense Frei Tito de Alencar, símbolo de resistência à ditadura, viveu por parte da vida. 

Segundo Gilvan Paiva, titular da Secretaria da Cultura, a ideia do Centro foi “desde a primeira hora abraçado pelo prefeito pela simbologia”. O secretário afirmou que um grupo de trabalho que contou com a família de Frei Tito construiu o conceito do espaço, que deve resgatar “não apenas a história de vida dele e o acervo, mas também será um memorial de referência da luta dos direitos humanos no Brasil”.

Na ocasião da coletiva, estava presente Lúcia Alencar, sobrinha de frei Tito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após a fala do secretário, o prefeito ressaltou a importância de Fortaleza "ter um espaço cultural que pudesse falar desse período do Brasil", discutindo democracia, direitos e liberdades. "Acho que os fatos recentes demonstram que esse centro ganha agora um novo valor e nova dimensão, o respeito e o valor à verdade histórica do País", frisou Roberto Cláudio.

Dirigindo-se a Lúcia Alencar, ele ressaltou que quando o projeto foi iniciado não se imaginava "o valor que um equipamento como esse pode ter como representação da verdade histórica, de valores históricos importantes e da formação da cidadania futura". "Eu tive meus pais envolvidos diretamente numa luta democrática. Meus pais dentro da universidade participaram efetivamente do comitê Diretas Já. Então eu vivi isso na minha infância", lembrou Roberto Cláudio.

"O tempo e o tratamento ideológico de alguns tratam muitas vezes de diminuir o significado dos fatos históricos, ao invés de valorizá-los como aprendizagem para o futuro de uma civilização. E aqui, sem nenhum ódio, sem nenhum tipo de enfrentamento cego, é muito grave, muito grave, querer negar uma verdade histórica dolorosa à nossa gente, que custou um preço importante ao País", disse RC. No último domingo, 31 de março, o golpe militar completou 55 anos. A data voltou ao centro dos debates em meio a disputa de interpretação sobre os significados do episódio após o presidente Jair Bolsonaro defender que as Forças Armadas deveriam rememorar aquele momento.

"O sentimento não pode ser de enfrentamento do ódio, mas tem que ser de defesa da verdade histórica, para que a gente, enquanto nação, aprenda com os nossos erros, que a gente evolua e que a gente principalmente não negue os erros do passado, que a gente possa aprender com eles e que eles não possam vir a se repetir", defendeu o prefeito. 

Centro de Memória Frei Tito

A casa em que viveu Frei Tito foi ocupada em setembro de 2018 por movimentos sociais que pediam atenção ao prédio. Para o novo centro cultural, o investimento anunciado é de R$ 400 mil, referentes ao processo de desapropriação da casa, restauração do prédio e aquisição do acervo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags