PUBLICIDADE
Política
eleições

União dos Vereadores e Câmaras do Ceará elege diretoria para o biênio 2019/2020

O vereador Guto Mota (PSD), do município de Tejuçuoca, será o novo presidente do órgão

17:26 | 16/03/2019
Eleição da nova diretoria da União Dos Vereadores Do Ceará aconteceu nesta sexta-feira, 15. (Foto: Mateus Dantas / O Povo)
Eleição da nova diretoria da União Dos Vereadores Do Ceará aconteceu nesta sexta-feira, 15. (Foto: Mateus Dantas / O Povo)

A União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) escolheu na sexta-feira, 15, a nova diretoria para o biênio 2019/2020. O vereador Guto Mota (PSD), 37 anos, do município de Tejuçuoca, a 148,5 quilômetros de Fortaleza, foi eleito presidente por aclamação, já que o pleito contou com chapa única.

Graduado em administração, o novo mandatário atualmente ocupa o cargo de diretor executivo financeiro do órgão e assumirá o lugar de César Veras, de Camocim. O político, que encabeçou a chapa “Legislativo Unido e Forte”, definiu a construção da sede própria da UVC como prioridade para a gestão. Desde 2013, o entidade tenta conseguir um local fixo.

Guto Mota (PD) foi eleito no presidente da UVC. (Foto: Mateus Dantas / O Povo)
Guto Mota (PD) foi eleito no presidente da UVC. (Foto: Mateus Dantas / O Povo) (Foto: (Foto: Mateus Dantas / O Povo))

De acordo com Guto Mota, em 2018, o Governo do Estado fez doação de um terreno na Cidade dos Funcionários para criação da nova sede. O projeto arquitetônico para o local já foi concluído. Ele informou que no dia 27 de março será realizada licitação para o começo das obras.

Outra marca pretendida pelo político é a capacitação dos vereadores, principalmente das cidades do interior do Ceará. "Pretendemos conseguir seminários regionalizados para os vereadores em todas as regiões do Estado", ressaltou Guto Mota. Ele acrescentou que estes políticos estão desassistidos e precisam de assessoria jurídica e capacitação para melhor representar a população nas respectivas câmaras.

Além disso, Guto Mota ressaltou que pretende incentivar o protagonismo da mulher durante a sua gestão. "Temos 2.176 vereadores e menos de 400 mulheres". Precisamos incentivar a participação feminina na política do nosso Estado". Pensando nisso, Lívia Maia (DEM) de Limoeiro do Norte, ficará a frente UVC Mulher.

Estiveram presentes na votação os ex-presidentes Deuzinho Filho e o deputado estadual Audic Mota (PSB). A atual gestão da UVC encerra o ciclo em 30 de abril, mesmo em que a nova tomará posse.

Confira os nomes da nova diretoria da UVC

Guto Mota (PSD) – presidente - Tejuçuoca

Toim Braga (PP) – vice - Umirim

Lívia Maia (DEM) – presidente UVC Mulher - Limoeiro do Norte

Luís da Unicred (PPS) – diretor financeiro - Itaitinga

Jobede Cirilo (PSDB) – diretor administrativo - Icapuí

Will Almeida (PPS) – procurador geral - Acopiara

Adauto Araújo (PSC) – secretário geral - Juazeiro

Benigno Júnior (PSD) – procurador adjunto - Fortaleza

Felipe Viana ( PSD) – 1º secretário - Tauá

Israel Gomes