Participamos do

PAUTA MÍDIA - 17/02

16:57 | Fev. 17, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
POLÍTICA
BOLSONARO/PSL/CRISE/UDN - Com o PSL em crise e sob suspeita de desviar verba pública por meio de candidaturas "laranjas" nas eleições de 2018, os filhos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) negociam migrar para um novo partido, que está em fase final de criação. Trata-se da reedição da antiga UDN (União Democrática Nacional).
BOLSONARO/BEBIANNO/GOVERNO - Em meio à expectativa de demissão do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, e de possíveis declarações do coordenador da campanha vitoriosa do PSL à Presidência da República que possam comprometer o governo, o presidente Jair Bolsonaro fez uma defesa de sua administração em publicação no Twitter neste domingo (17), sem citar Bebianno.
BEBIANNO/LARANJAS/EXONERAÇÃO- Magoado, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, se sente traído e abandonado e não deve poupar o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, caso se concretize sua exoneração nesta segunda-feira.
USP/COLÉGIO MILITAR/VESTIBULAR/COTAS/ESCOLA PÚBLICA - A Universidade de São Paulo (USP) voltou atrás e resolveu confirmar a matrícula de candidatos de colégios militares efetivamente mantidos pelas Forças Armadas que foram aprovados no vestibular da instituição. Conforme o jornal O Estado de São Paulo revelou, a decisão da USP de cancelar matrículas de estudantes de escolas militares aprovados no vestibular por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) mobilizou na última quinta-feira o Comando do Exército e o Ministério da Educação. A corporação identificou na medida da universidade uma retaliação ao governo de Jair Bolsonaro. O Exército já foi informado pela USP da confirmação das matrículas.
ECONOMIA
PREVIDÊNCIA/REFORMA/MARCELO GIUFRIDA/ENTREVISTA - Após um turbulento período eleitoral que deixou investidores em compasso de espera, o sócio e gestor da Garde Asset Management, Marcelo Giufrida, assume uma visão otimista em relação aos mercados neste início de ano. Porém, ele avisa: o bom clima tem prazo, a depender da reforma da Previdência, que pode ditar como serão os próximos meses do mercado. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele aponta a medida como o divisor de águas do que está por vir.
GERAL
BRUMADINHO/BARRAGEM/ROMPIMENTO/CORPOS - O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais resgatou dois novos corpos nestes sábado, 16, e domingo, 17. As vítimas foram encontradas nas regiões da instalação de tratamento de minério (ITM) e Remanso II. Três segmentos, como são chamados corpos incompletos, também foram localizados neste final de semana.
RIO/VIOLÊNCIA/TIROTEIO/COMPLEXO DA PENHA - Quatro pessoas ficaram feridas no sábado, 16, durante uma operação policial no Complexo da Penha, conjunto de favelas na zona norte do Rio.
VARIEDADES
CINEMA/FESTIVAL DE BERLIM/BALANÇO - Pode ser que Synonyms, o longa do israelense Nadav Lapid que venceu o Urso de Ouro no sábado à noite, seja melhor em partes que no todo. Nesse sentido, o filme metaforiza o próprio festival. Quando é bom, Synonyms é ótimo, exatamente como a seleção da Berlinale deste ano, que teve coisas boas meio perdidas num conjunto ruim. Muita gente, na própria imprensa internacional, chegou a interpelar o diretor do evento, Dieter Kosslick, para saber por que Marighella, de Wagner Moura, passou na competição, mas sem concorrer. Kosslick deu respostas evasivas, mas, dada a premiação do júri presidido por Juliette Binoche, é improvável que terminasse recompensado com algum Urso.
MÚSICA/MC CAROL/RACISMO - A cantora MC Carol publicou em suas redes sociais um relato sobre diversos casos em que sofreu com o racismo ao longo de sua vida neste domingo, 17. "Eu cresci sofrendo racismo e gordofobia, mas o racismo sempre foi mais pesado. Eu era chamada de 'macaca' e 'cabelo de Bombril' quase todos os dias. Eu cresci com medo, medo de brancos, de entrar em 'ambientes brancos'"

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente