Participamos do

PAUTA DA AGÊNCIA ESTADO, SÁBADO, 16

10:39 | Fev. 16, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
POLÍTICA
BOLSONARO/SOBRINHO/PLANALTO - Sem cargo na Presidência da República, Leonardo Rodrigues de Jesus, de 35 anos, primo-irmão dos filhos mais velhos do presidente Jair Bolsonaro, foi 58 vezes no Palácio do Planalto durante os primeiros 45 dias de governo do tio. A frequência é maior do que a do próprio presidente.
SENADO/ALCOLUMBRE/MDB/FAXINA - Apesar do discurso de pacificação adotado após ser eleito presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) prepara uma "faxina" nos cargos de diretoria e coordenadoria da Casa, há anos controlados pelo MDB. O alvo são servidores apadrinhados pelos seus antecessores Eunício Oliveira (CE), José Sarney (MA) e Renan Calheiros (AL).
FRANÇA/HELICÓPTERO - Alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo pelo suposto uso indevido de helicópteros da Polícia Militar na sua gestão, o ex-governador Márcio França (PSB) embarcou nas aeronaves do governo para se deslocar a uma série de compromissos políticos e particulares durante seus quase nove meses de mandato, em 2018. (MATÉRIA ENVIADA)
ECONOMIA
CARTEIRA DE TRABALHO/CNC - Enquanto tenta salvar o Sistema S dos cortes planejados pela equipe econômica, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) vai entregar ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um formato do que considera ser ideal para a criação da "carteira verde e amarela" - regime trabalhista com menos direitos, mas que garantiria mais empregos para os mais jovens, segundo o ministro.
BC/ROBERTO CAMPOS NETO/PERFIL - Era sexta-feira, o derradeiro expediente de novembro chegava ao fim em São Paulo e Roberto Campos Neto deixava pela última vez a sede do Santander, banco no qual trabalhara por 18 anos. Entregava ali o posto de diretor e a até então bem-sucedida carreira executiva. A troca logo faria sentido. Aos 49 anos, seria anunciado, em dezembro de 2018, como o nome de Jair Bolsonaro para a presidência do Banco Central.
GM MERCOSUL/CARLOS ZARLENGA/ENTREVISTA - Em sua primeira entrevista após ter distribuído aos trabalhadores informe com ameaças de deixar o Brasil, o presidente da General Motors Mercosul, Carlos Zarlenga, diz que as negociações com funcionários, fornecedores, concessionários e governos para atrair novos projetos estão dando certo. Se for aprovado um acordo de redução de custos, a matriz deverá aprovar um plano de investimentos de R$ 10 bilhões para fábricas locais. Ele também defende tratamento tributário especial para projetos de carros exclusivos para exportação.
GERAL
AEROPORTOS/DRONES/MONITORAMENTO - Há um mês, o Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, ficou fechado por 20 minutos. Aviões não pousavam nem decolavam e 16 voos acabaram atrasados, causando prejuízos. Não era problema na pista nem mau tempo. O motivo da confusão: um drone que invadiu o espaço aéreo. Casos como esse acontecem com mais frequência e preocupam aeroportos no mundo todo. No Brasil, os terminais e as autoridades criam estratégias para fechar o cerco a esses equipamentos, que, segundo especialistas, podem até derrubar um avião. (MATÉRIA ENVIADA)
ESCOLA/MILITAR/DF - A vaga na escola perto de casa ou a identidade visual? Desde a semana passada, é essa a pergunta que Jhonatas Lopes, de 17 anos, se faz a todo instante. Matriculado no Centro Educacional 3 de Sobradinho, colégio da rede pública de Brasília, o estudante terá em breve de cortar os cabelos compridos que mantém desde os 7 anos se quiser permanecer na instituição. A determinação é novidade. A escola passou a integrar um projeto-piloto criado este ano no Distrito Federal, com quatro colégios, que prevê a inclusão de militares na coordenação das unidades
BRUMADINHO/VALE/ACORDO - Vale divulgou comunicado neste sábado informando que fechou acordo parcial para atendimento emergencial às famílias e de empregados diretos ou terceirizados, vítimas do rompimento da barragem com lixo tóxico de Brumadinho (MG).
VARIEDADES
CINEMA/ALITA - Demorou, mas James Cameron finalmente conseguiu lançar Alita: Anjo de Combate, projeto seu que está na fila há 20 anos. Coescrito por Cameron e Laeta Kalogridis (sua parceira em Avatar) e dirigido por Robert Rodriguez (Sin City: A Cidade dos Pecados), o filme, em cartaz desde quinta-feira, 14, é inspirado no mangá Alita (Gunnm, no original), lançado no Brasil pela Editora JBC. Uma nova edição, em 2018, trouxe a primeira série de livros, na qual o filme é inspirado, em quatro volumes (e nove no digital).
TV/HEBE/EXPOSIÇÃO/ABRE - Contar a vida de Hebe Camargo é praticamente falar da trajetória da televisão brasileira, pois ela esteve presente desde os primórdios desse meio de comunicação. Nascida no dia 8 de março de 1929, a apresentadora, que conquistou o grande público com sua forma de fazer tevê, ganha agora uma exposição inédita, no Farol Santander, em São Paulo. Em Hebe Eterna, o público poderá acompanhar o que seria um dia na vida da artista. A abertura será no dia 19, ficando em cartaz até 2 de junho.
DIVIRTA-SE; CARNAVAL 2019; BLOCOS; SP - Confira a seleção de blocos de carnaval, na capital paulista, selecionadas pelo suplemento Divirta-se, do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente