Participamos do

Adição de R$ 526,2 no salário é reposição da inflação, diz presidente da Câmara

Pela legislação, aumentos salariais só podem ocorrer entre legislaturas
13:41 | Fev. 14, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Matéria que aumenta em R$ 526,2 o salário de vereadores e servidores da Câmara Municipal de Fortaleza está prevista para começar a tramitar na semana que vem. De acordo com o presidente da casa, Antônio Henrique (PDT), o adicional é referente a reposição da inflação do ano anterior. O percentual de 3,71% é o mesmo aprovado para o restante dos servidores municipais, número baseado no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“O que está acontecendo, e que vem acontecendo anualmente, é a Prefeitura e a Câmara, poderes separados, dão o reajuste da inflação para os servidores do município. Então a gente propõe também para os vereadores”, explica o presidente. O aumento de salário dos vereadores só pode ser feito, de acordo com a lei, entre legislaturas.

Antônio relembra que o último aumento foi aprovado em 2012. Os membros da Câmara podem ganhar até 75% do salário de um deputado estadual, o que, segundo o pedetista, não acontece em Fortaleza. As declarações foram dadas em entrevista ao O POVO Online.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após ser apresentado, o texto que trata do reajuste salarial irá passar pela Comissão Conjunta de Constituição e Orçamento para esperar análise do relator. Depois vai a plenário, passará por mudanças na redação conforme vereadores adicionem emendas e volta ao plenário para votação.

Veja vídeo da entrevista com Antônio Henrique:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags