Participamos do

Alexandre Frota é condenado a pagar R$ 295 mil por injúria e difamação contra Jean Wyllys

Além de multa, o deputado deve fazer serviços comunitários
20:03 | Dez. 18, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Ator e deputado federal Alexandre Frota (PSL) foi condenado a pagar multa por difamação e injúria em processo movido pelo também deputado federal Jean Wyllys (Psol). A decisão da Justiça de São Paulo prevê valor de R$ 295 mil para a taxa que Frota deve pagar. O julgamento ainda cabe recurso. O caso julgado é de uma postagem que o deputado do PSL fez em abril de 2017 atribuindo uma frase falsa ao parlamentar do Psol.

[SAIBAMAIS]“A pedofilia é uma prática normal em diversas espécies de animal, anormal é o seu preconceito”. Esta foi a frase inventada por Frota e postada nas redes sociais como sendo uma fala de Jean Wyllys. O post chegou a ter dez mil compartilhamentos, quatro mil curtidas e milhares de comentários. 

De acordo com informações publicadas no blog do jornalista Fausto Macedo, Alexandre Frota foi também condenado a 2 anos e 26 dias de detenção, no regime inicial aberto. Entretanto, a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade e limitação de fins de semana. 

A decisão foi da juíza da 2ª Vara de Osasco Adriana Freisleben de Zanetti. Ela considerou que Alexandre “excedeu limites constitucionais” ao se manifestar publicamente, atentando à honra de Wyllys. O deputado em nenhum momento negou a autoria do post, apenas tentou se explicar. A juíza também disse que ficou claro que Jean Wyllys não proferiu a frase em momento algum.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente