Participamos do

O que Bolsonaro e Haddad pretendem na área de assistência e igualdade social

Haddad reforça programas criados pelo PT e traz medidas de combate ao racismo e homofobia. Bolsonaro pretende aprimorar o Bolsa Família com "vantagens para os beneficiários"
23:11 | Out. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]As temáticas de saneamento básico, assistência e igualdade social não são igualmente tratadas pelos planos de governo de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Enquanto Haddad reforça programas de assistência social criados pelo PT e traz novas propostas, Bolsonaro é raso no tema. A questão da igualdade social é tratada pelo presidenciável do PSL em apenas um momento das 81 páginas do documento. Jair Bolsonaro não apresenta propostas na área de saneamento básico.
 
[SAIBAMAIS]Com relação à igualdade social, Haddad traz medidas de combate ao racismo, ao machismo e à homofobia, tendo entre as propostas a criminalização da LGBTIfobia. Bolsonaro diz que “qualquer forma de diferenciação entre os brasileiros não será admitida”, e que os direitos de qualquer pessoa serão resguardados, desde que o indivíduo “cumpra seus deveres”.
 
O POVO Online publica uma série de matérias com as propostas dos presidenciáveis para diversas áreas, a fim de ajudar o eleitor na decisão nas urnas no segundo turno, no próximo domingo, 28. Além das temáticas já publicadas, ainda serão abordados combate à corrupção; economia e geração de trabalho; e meio ambiente. Foram analisadas as 61 páginas do plano de governo de Haddad e as 81 de Bolsonaro e compiladas declarações dadas em entrevistas ou declarações durante a campanha.
 
Confira as propostas para assistência social
Bolsonaro
- Modernizar e aprimorar o Programa Bolsa Família e o Abono Salarial, “com vantagens para os beneficiários”.
 
Haddad
- Rever e melhorar o Minha Casa Minha Vida para integrar o programa, em especial em áreas metropolitanas, “na construção de territórios includentes, seguros, resilientes e sustentáveis”.
- Reforçar os investimentos no programa Bolsa Família, incluindo aqueles que voltaram à
pobreza com o “golpe”.
- Criar o programa Dívida Zero, que prevê a instituição de linha de crédito em Banco público com juros e prazo acessíveis, para atender às pessoas que hoje se encontram no cadastro negativo do SPC e SERASA.
- Criar programa Gás a Preço Justo.
 
Confira as propostas para igualdade social
Bolsonaro
- Não admitir qualquer forma de diferenciação entre os brasileiros. 
- Preservar os direitos de todo cidadão que obedeça “às leis e cumpra com seus deveres (não matar, não roubar, não participar de falso testemunho, não sonegar impostos, etc.).”
 
Haddad
- Combater racismo e machismo. “O combate ao racismo e ao machismo têm, para nós, papel estratégico na construção da democracia de alta intensidade pela qual lutamos”.
- Promover igualdade de oportunidades e isonomia salarial no mundo do trabalho. 
- Incentivar a produção de ciência e tecnologia pelas mulheres. 
- Implementar o Plano Nacional de Redução da Mortalidade da Juventude Negra e Periférica.
- Criminalizar a  LGBTIfobia.
- Criar o o Programa Transcidadania, que garantirá bolsa de estudos a pessoas travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade para concluírem o ensino fundamental e médio, articulado com formação profissional.
- Retomar o Plano Viver Sem Limites que prevê o atendimento das pessoas com deficiência desde o nascimento, a inclusão educacional, a formação de educadores, a oferta do atendimento educacional especializado e a articulação intersetorial das políticas públicas para as pessoas com deficiência.
- Elaborar uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional e Territorial (PDRT), com o objetivo de interiorização das oportunidades de inclusão produtiva a todos e redução das desigualdades.
- Colocar a reforma agrária no centro da agenda pública nacional.
 
Confira as propostas para saneamento básico
Haddad
- Criar medidas para ampliar a infraestrutura de oferta de água.
- Promover uma política de reuso e reciclagem da água, de promoção da eficiência hídrica e de busca de fontes não convencionais, como a dessalinização de água do mar. 
- Revitalizar as bacias hidrográficas e atuar na despoluição dos rios. 
- Proteger os aquíferos estratégicos e os lençóis freáticos. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente