Participamos do

Justiça Eleitoral desmente boato que circula no WhatsApp sobre "voto parcial"; entenda

Eleitores devem votar em todos os cargos, ainda que anulem ou votem em branco
09:35 | Out. 04, 2018
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Está circulando nas redes sociais, principalmente no aplicativo WhatsApp, boato de que votar apenas para presidente nestas eleições, mas escolher branco ou nulo para os demais cargos, invalida o voto por completo. No texto, o “aviso” intitula a ação como “voto parcial”. 
  
[FOTO2] “Se votar só em presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial. Logo, seu voto é anulado. Só computa voto válido quando o voto é completo”, diz trecho da mensagem. A Justiça Eleitoral reforça que a informação é boato. E alerta que os eleitores devem votar em todos os cargos, ainda que anulem ou votem em branco. O boato foi desmentido, em nota, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). 
  
O aviso ainda garante que o boato foi “confirmado” pela Justiça Eleitoral. De acordo com o TRE, porém, “o eleitor pode votar em um candidato, em branco ou nulo para o cargo que quiser, não há nenhuma restrição para isso. Não existe a figura do ‘voto parcial’”, esclarece, em nota.  
 
 
[SAIBAMAIS]
 
Ainda de acordo com o TRE-CE, em caso de imprevisto durante a votação (por exemplo, o eleitor passar mal), o voto que ele tiver registrado será contabilizado normalmente e os demais que ele não registrar serão considerados nulos. “Ao teclar o 'confirma', se efetiva o registro de cada escolha feita pelo eleitor, seja para voto válido, nulo ou branco”, frisa a Justiça Eleitoral. 
  
Caso a urna “trave” durante o voto - algo considerado raro pela Justiça Eleitoral -, o eleitor que estava na metade do procedimento, por exemplo, terá a votação reiniciada.
  
Simulador de votação 
  
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza uma ferramenta de orientação aos eleitores. O simulador de votação é um software que apresenta lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). 
  
Na simulação, o usuário deve escolher o turno da eleição que deseja participar: primeiro ou segundo. É possível navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda no alto da página. 
  
Caso o usuário faça um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada. A qualquer momento, é possível retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação (basta clicar no link  “nova simulação”). 
 
Eleições 2018 
 
O primeiro turno das eleições gerais de 2018 acontece neste domingo, 7. Presidente, governadores dos Estados e o do Distrito Federal, dois senadores (por estado), deputados federais e deputados estaduais/distritais serão votados por mais de 147,3 milhões de cidadãos. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente