Participamos do

É falsa pesquisa que aponta Bolsonaro como o político mais honesto do mundo

A investigação foi feita pelo portal da Folha de S. Paulo através do canal de checagem de boatos e notícias falsas do veículo, Folha Informações
12:34 | Out. 13, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Informação de que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) foi classificado como o político mais honesto do mundo pela Fundação Transparência Política Internacional é falsa. A investigação foi feita pelo portal da Folha de S. Paulo através do canal de checagem de boatos e notícias falsas do veículo, Folha Informações.
[SAIBAMAIS]
Circulando nas redes sociais desde 2016, a notícia falsa informa que o candidato do PSL, que aparece no topo da lista, teria desbancado outros políticos famosos como Barack Obama e o ex-presidente francês François Hollande. Ainda segundo a Folha, a Fundação que teria feito o levantamento, na verdade, nunca existiu.
 
Além disso, o texto traz um link de um veículo falso associado à Folha, o Folha do Brasil. O site, que utilizava uma identidade visual identica ao da Folha, foi retirado do ar no mesmo ano.
 
A notícia falsa também trazia uma declaração do candidato: "Este título não tem a menor importância para mim. Ser honesto não é um favor que eu faço para ninguém. Ser honesto é o dever que a minha consciência me obriga".
 
Na época, o link da matéria podia ser encontrado facilmente no mecanismo de buscas do Google.
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente