Participamos do

Com apenas uma mulher, perfil de governadores é de homens brancos de meia idade

Governador reeleito pelo Ceará, Camilo Santana (PT), se encaixa bem no perfil majoritário, tendo o petista se autodeclarado branco, casado e com 50 anos
18:33 | Out. 29, 2018
Autor Carlos Mazza
Foto do autor
Carlos Mazza Repórter de Jornalismo de Dados
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Entre os 27 governadores eleitos neste ano para administrar estados e o Distrito Federal, está apenas uma mulher, a hoje senadora Fátima Bezerra (PT), eleita no Rio Grande do Norte. Entre os demais, predomina perfil bastante comum no alto escalão da política brasileira, formado em ampla maioria por homens brancos e de meia idade.

A informação tem base em informações prestadas pelos próprios eleitos à Justiça Eleitoral. Na inscrição das candidaturas, 20 dos 27 eleitos se declararam brancos (74% do total), sendo os demais pardos. Nenhum candidato autodeclarado negro foi eleito no País.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[VIDEO1] 

[SAIBAMAIS]No estado civil, predominam homens casados, que com 23 representam 85% do total. Ao todo, apenas dois governadores se declararam solteiros – Eduardo Leite (PSDB-SP) e Fátima Bezerra (PT-RN) – e dois divorciados – Romeu Zema (Novo-MG) e Antonio Denarium (PSL-RR).

Governador reeleito pelo Ceará, Camilo Santana (PT), se encaixa bem no perfil majoritário, tendo o petista se autodeclarado branco e casado. Com 50 anos, ele também se aproxima da idade média dos governadores eleitos, de 52 anos.

Apesar de soar bastante distante da realidade brasileira, o perfil dos gestores eleitos neste ano não foge do padrão brasileiro nas últimas eleições. Em 2014, brancos também eram 74% do total e apenas uma mulher, Suely Campos (PP-RR), foi eleita.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente