Participamos do

Além de presidente, município cearense também elege prefeito neste domingo

Eleição municipal ocorrerá em Croatá. Já em Aracoiaba, que também teria eleição suplementar, a escolha do prefeito foi suspensa após ação cautelar impetrada pela gestão afastada
17:59 | Out. 27, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Além de votar para presidente da República, cerca de 12 mil eleitores cearenses também votam na eleição para prefeito e vice neste domingo, 28. A eleição extraordinária ocorre no município de Croatá, a 343 km de Fortaleza. O prefeito Thomaz Laureano Farias de Aragão, do PDT, e o vice-prefeito, José Antônio Rodrigues de Aragão, tiveram os mandatos cassados e foram declarados inelegíveis por oito anos. Eles foram condenados por abuso dos meios de comunicação da cidade durante a última campanha municipal, em 2016.


[FOTO1]
Edilson Feliciano (PDT) e Antônio Onofre (MDB/PSDB) concorrerão ao mandato de prefeito. O voto ocorrerá em conjunto com a votação no segundo turno para presidente, em 50 urnas espalhadas por 21 locais de votação de Croatá.
 

O município de Aracoiaba, que também teria uma eleição suplementar para prefeito neste domingo, teve a disputa suspensa por decisão do ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgada no dia 25 de setembro.
 

Entenda o caso
 

A cassação da gestão do município de Croatá foi feita no dia 14 de agosto deste ano por maioria de votos do TRE-CE. O motivo apontado foi o uso político irregular da rádio local, Serra Grande FM. A condenação também incluiu a inelegibilidade por 8 anos da chapa e do radialista Cyro Leopoldo Aragão, irmão do ex-prefeito e filho do dono da rádio. O comunicador, acusado de fazer propaganda indevida, defende-se e apresentou documentos ao O POVO Online, na tentativa de atestar sua inocência.
 

[SAIBAMAIS]Já em relação ao município de Aracoiaba, a gestão de Antônio Cláudio Pinheiro (PSDB), e sua vice, Maria Valmira Oliveira (PSDB), a “Dona Bill”, mãe de Wesley Safadão, ainda está tramitando juridicamente. A chapa entrou com ação cautelar, que visa assegurar a eficácia de um direito, após a decisão do TRE-CE que manteve a cassação.
 

De acordo com investigação do Ministério Público do Ceará (MP-CE), houve série de irregularidades na campanha de 2016. A chapa teria divulgado como “doações de recursos próprios” várias ambulâncias distribuídas com dinheiro de empresas.
 

Eleição de prefeitos pelo Brasil
 

Em 19 municípios no País, haverá votação para prefeito junto com as escolhas do segundo turno da eleição. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 33 cidades já tiveram eleição em 2018 e Caarapó (MS) terá eleição municipal em novembro.
 

Em Monte Azul Paulista (SP), cidade com apenas um candidato disputando o pleito, a Justiça cassou a chapa anterior por abuso de poder político. Seis meses antes da tentativa de  novo mandato, o prefeito Paulo David (PSDB) e seu vice Jerônimo Marques (DEM) tornaram gratuito o transporte público da cidade.
 
Leonardo Maia, especial para O POVO 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente