Participamos do

Jovens respondem o que entendem por honestidade, renovação e outras atitudes na política

Pesquisa realizada pelo Unicef questionou sobre as características apontadas como ideais para os representantes políticos
18:00 | Set. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após elegerem honestidade e renovação como qualidades esperadas dos políticos, jovens cearenses responderam o que significa para eles essas e outras características. Em pesquisa realizada pelo Projeto Saia do Muro, os entrevistados votaram no que entendem como capacidade de gestão, respeito à diversidade e mudança, além de honestidade.  
 
 
Lançada em 14 de agosto deste ano, a iniciativa foi respondida principalmente pelo público de áreas urbanas dos municípios do Interior do Estado. Eles acessaram os questionamentos na plataforma U-Report, dentro do Saia do Muro. A ferramenta gratuita usa SMS, Facebook e Twitter para saber a opinião do público. Ao todo, há 38.833 cadastros. Desses, cerca de cinco mil estão no Ceará, o Estado mais presente no sistema.
 
[FOTO1] 
 
A pesquisa revelou a honestidade como a característica mais almejada pelos eleitores jovens. De 2.260, 29% apontaram a conduta como essencial para um eventual líder. Mas, o que eles entendem como um candidato honesto? Ao Projeto Saia do Muro, eles indicaram que a principal característica significa ser ficha limpa diante da Justiça. A opção foi escolhida por 47% dos 907 questionários respondidos. 
 
[FOTO2] 
 
 
Ser integrante de partido sem envolvimento em casos de corrupção e combater casos de uso indevido do poder público foram eleitas como atitudes de honestidade por 25% e 20% dos entrevistados, respectivamente.
 
[SAIBAMAIS]Para Cecília Maia, estudante do Colégio da Polícia Militar de Fortaleza e uma das entrevistadas, em geral, as respostas mostram a busca dos eleitores por pessoas que priorizem mais a população diante de interesses pessoais. “A honestidade vem da educação. A pessoa precisa saber se portar porque, uma hora ou outra, todo mundo terá a chance de se corromper, mas a educação mostra qual escolha é a correta”, ressaltou. 
 
Mudança 

O Projeto Saia do Muro questionou ainda sobre o que significa “representar mudança”, considerada atitude essencial por 21% dos participantes da pesquisa. De 1.021 respostas, 62% delas selecionaram como políticos com propostas inovadoras. Outros 18% dos jovens disseram ainda entenderem como representantes de mudança candidatos sem envolvimento em  casos de corrupção.
 
[FOTO3] 
 

Quando o assunto é gestão, 60% dos 864 eleitores consultados disseram esperar de seus representantes boas escolhas na hora de eleger prioridades, já 31% anseiam por pensamento coletivo dos líderes. 
 
[FOTO4] 
 
Minorias
 

Escolhida como uma das quatro atitudes mais importantes na hora de decidir o voto, segundo os entrevistados, respeitar a diversidade significa ações de combate a atos racistas para 60% deles. Já aqueles que lutam por respeito a grupos LGBTs representam 20% dos questionados. Por fim, respeito religioso e respeito às mulheres completam a lista. 
 
[FOTO5] 

A iniciativa é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os respondentes são ligados a projetos parceiros: O POVO Educação, do Instituto Albanisa Sarasate; Eleitor do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE); Eu Sou Cidadão, da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE); e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), ação do Selo Unicef.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente