Participamos do

PT nega recurso de Luizianne e apoio a Eunício para o Senado é mantido

No último dia 28, o Diretório Estadual do PT decidiu, por 200 votos a 70, que não terá candidato ao Senado
21:45 | Ago. 03, 2018
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Recurso que pede candidatura própria do PT Ceará ao Senado foi negado. A decisão do Diretório Nacional "ratificou" a decisão local da sigla, informou o deputado federal José Guimarães. A petição de Luizianne Lins recebeu 48 votos contra e 35 a favor, nesta sexta-feira, 3.
 
A decisão final deve se dar neste sábado, 4, na Convenção Nacional do partido, a qual vai oficializar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto.
 
[SAIBAMAIS] 
No argumento de Luizianne, membro da Executiva Nacional do PT, há alta popularidade do ex-presidente Lula no Ceará e, por isso, a necessidade de palanque com candidato ao Congresso.

Foram também apontados a intenção de manter a vaga da sigla no Senado e motivos contra o apoio a Eunício Oliveira (MDB).
 
“Não podemos esquecer que o MDB de Temer, principal articulador do golpe juntamente com Eduardo Cunha, conspirou com o PSDB e executou o plano que derrubou o governo legítimo da nossa presidenta Dilma Rousseff, com voto favorável do senador Eunício Oliveira”, diz trecho do documento. 
  
Base
A decisão de não lançar nome do partido ao Senado, acaba abrindo caminho para reeleição do presidente do Congresso Nacional. Na base de Camilo Santana (PT), o assunto já é pacificado. O governador contra-argumenta a movimentação de reversão da decisão local em âmbito nacional ao ressaltar a decisão “democrática” local.
 
 
“Mais de 75% dos delegados estaduais aprovaram a resolução. Espero que a decisão da maioria democraticamente decidiu seja mantida”, declarou o petista.
 
De acordo com a deputada Luizianne, a estratégia recursal tem base em entendimento nacional do partido: manter as vagas já ocupadas pela legenda.

“Nesse recurso a gente vai estar recorrendo à instância do Diretório Nacional se possível ao Encontro Nacional que será no sábado, 4, para rever a decisão e lançar um candidato ao Senado do Partido dos Trabalhadores”, disse a deputada.
 
“E nós fazemos isso porque acreditamos que o partido não pode diminuir de tamanho. Nós temos uma vaga já de Senado, ocupada pelo José Pimentel, e acreditamos que essa vaga não pode sair do PT porque a orientação da Executiva do PT é nenhuma vaga a menos, e, além disso, que a gente amplie a possibilidade os espaços do PT na Câmara e no Senado”, acrescentou a ex-prefeita de Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente