Participamos do

Prefeito de Quixadá é afastado em operação contra crimes de falsidade e desvio de verba pública

Afastamento de Ilário Marques (PT) ocorreu após pedido do MPCE, aceito pelo desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva
18:38 | Ago. 16, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT), foi afastado nesta quinta-feira, 16, do cargo por 180 dias após pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE) que foi aceito pelo desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva. Além dele, foram afastados Ana Patrícia Cristina Martins, chefe de gabinete, Francisco Kildary Lobo, secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e José Humberto Torres, responsável pela Controladoria do Município.
 
[FOTO1] 
 
A operação intitulada Fiel da Balança, diz o MPCE em nota, tem objetivo de combater crimes de falsidade e desvio de verba pública do serviço de coleta de resíduos sólidos de Quixadá. Ainda de acordo com o órgão, a infração consistia na adulteração dos documentos, que informavam quantidades superiores de entrada de lixo no aterro sanitário do município. A Justiça também rompeu sigilos bancário e fiscal dos alvos da operação.
 
Ainda foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Quixadá, nas casas de agentes públicos e privados nas comarcas de Fortaleza e Quixadá, "bem como na sede da empresa RPC Locações e Construções Eireli – EPP, representada pelo empresário Paulo César Mendonça de Holanda", diz informe do MPCE.
 
Prefeito se defende 

A reportagem tentou contato com Ilário Marques, mas as ligações não foram atendidas. O prefeito se manifestou por nota, publicada em seu Facebook. No comunicado, ele diz que a ação do MPCE baseia-se em "narrativa maldosa e irresponsável do empresário Ernani Teles Castro Junior", proprietário do primeiro aterro sanitário particular do Estado.
 
Marques diz ter convicção de que a acusação do empresário é "improcedente, leviana e sem lastro probatório". Para Ilário, o motivo das acusações devem-se aos interesses do empresário contrariados. "Por fim, acredito na Justiça. Por esse motivo estou tomando todas as medidas pertinentes ao caso e acredito com veemência que a decisão será reparada o mais rápido possível. Estou certo de que irei reassumir o mandato que me foi confiado pelo povo", pontua o petista.
 
Outros envolvidos 

A Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do MPCE, disse que não iria se manifestar acerca da investigação, já que o caso está em segredo de Justiça, sobretudo pelo processo eleitoral. Antes do fechamento desta matéria, a reportagem também tentou localizar o empresário citado por Ilário, mas não conseguiu. Em novo contato com MPCE, por volta de 16 horas, órgão disse que a Operação Fiel da Balança ainda não tem novos desdobramentos. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente