Por que as eleições são realizadas com votos secretos? EntendaNotícias de Política 

PUBLICIDADE
Notícias


Por que as eleições são realizadas com votos secretos? Entenda

14:23 | 04/08/2018
NULL
NULL
[FOTO1]
A primeira eleição realizada no Brasil aconteceu em 1532 para a escolha dos membros do Conselho Municipal da Vila de São Vicente, em São Paulo. De lá pra cá muitas mudanças ocorreram, desde o fim da colonização, Império, República Velha e Estado Novo, quando em 1932 foi feito o primeiro código eleitoral, que implementou o voto secreto.
  
A medida serviu para evitar coações e ameaças já que na República Velha era comum em diversos locais do País que adulterações ocorressem, além da existência dos coronéis nos períodos iniciais da República.
  
O coronelismo era expresso através do voto de cabresto, principalmente em regiões interioranas do País, em que a figura do grande fazendeiro utilizava seu poder para garantir votos ao seu candidato, tranformando assim seus funcionários e suas famílias em "curral eleitoral".
[SAIBAMAIS]  
Apesar dos avanços, como a possibilidade do voto feminino, nas eleições entre 1932 e 1955 ainda aconteceram diversas fraudes pois o título de eleitor não tinha foto e os papéis de votação não eram organizados. Só em 1955 cédulas de voto e títulos de eleitor com foto foram adotados.
  
Outras evoluções também fizeram com que fraudes e coações diminuíssem, como, em 1996, quando os brasileiros vivenciaram a primeira eleição com urnas eletrônicas e nelas já estavam definidas regras para garantir a lisura do pleito como o cadastramento nacional, que permitiu gradualmente a diminuição do voto de pessoas mortas e sem cadastro regular, por exemplo.
  
A evolução da tecnologia aumentou a segurança nas votações e desde as eleições de 2008 existe o planejamento para que em alguns anos todos os eleitores tenham cadastro biométrico.
  
Redação O POVO Online
TAGS