Participamos do

Popular após debate, termo "Ursal" foi criado há 17 anos como piada por socióloga crítica do PT

No debate, da última quinta-feira, 9, Daciolo surgiu com o questionamento direcionado a Ciro Gomes (PDT)
15:47 | Ago. 13, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A maratona de debates entre os presidenciáveis começou na última quinta-feira, 9, na Band. Entre propostas e argumentações, um apontamento despertou o interesse e a curiosidade dos espectadores. Se trata da União das Repúblicas Socialistas da América Latina (Ursal), mencionada pelo candidato à Presidência Cabo Daciolo (Patriota).
[SAIBAMAIS]
A socióloga e professora universitária aposentada Maria Lúcia Victor Barbosa disse, ao jornal Folha de S.Paulo, ter criado o termo em 2001, como ironia ao Foro de São Paulo, que aconteceu em Havana, capital de Cuba, naquele ano.
 
Segundo o professor de história Germano George, o Foro surgiu em 1990, por iniciativa do Partido dos Trabalhadores (PT)  e do Partido Comunista Cubano. De acordo com o docente, no fim dos anos 90, a União Soviética estava chegando ao fim, então havia uma forte crise nos movimentos de esquerda ao redor do mundo. “A ideia era reunir os setores de esquerda e progressistas para buscar uma resposta ao avanço do neoliberalismo”, ressalta.
 
De acordo com George, o evento causou algumas “polêmicas”, ao ser acusado de ter a finalidade de “instalar o comunismo pela América Latina”. “Essa ideia nunca foi disseminada pelo PT”, frisa. 
 
A socióloga disse à Folha que, na juventude, era “de esquerda”. Hoje, Maria Lúcia se considera crítica ferrenha do PT. Após o Foro de 2001, a professora publicou um artigo, ironizando o evento como uma tentativa de criar as “Republiquetas Socialistas da América Latina”. A partir daí, o termo circulou na internet e passaram a questioná-la sobre o assunto. Maria chegou a explicar que a Ursal era uma invenção, mas não adiantou, e a brincadeira acabou sendo espalhada como verdade.
 
No debate, da última quinta-feira, 9, Daciolo surgiu com o questionamento direcionado a Ciro Gomes (PDT). “O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira?”, indagou.
 
De acordo com ele, o objetivo da União seria a criação da nova república socialista das Américas. Sobre o projeto, o ex-psolista afirmou “No nosso governo, o comunismo não vai ter vez”. "Meu estimado cabo, tive muito prazer de conhecê-lo hoje e pelo visto o amigo não me conhece. Eu não sei o que é isso, não fui fundador do Foro de São Paulo e acho que está respondido”, rebateu Ciro.
 
Repercussão
 
O termo rapidamente se espalhou pela internet, o que rendeu vários memes. Confira:
 
[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO6]
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente