Participamos do

Alckmin visita Nordeste pela primeira vez e tem teste no "quintal" de Lula

Estreia do tucano no Nordeste foi no conforto de aliados, em Petrolina, Sertão de Pernambuco
15:01 | Ago. 24, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A primeira agenda de Geraldo Alckmin no Nordeste foi em Pernambuco, terra de Lula (PT) e onde possui 3% das intenções de voto, segundo pesquisa JC/Ibope/Rede Globo divulgada no último dia 21. Para não correr riscos no primeiro teste de popularidade, nada de ousadia. O tucano foi a Petrolina, no Sertão, recebido pelo grupo político que administra a cidade, liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Visitou fábrica de processamento de frutas da região, conferiu plantação de uvas, foi à beira do rio São Francisco e se reuniu com empresários locais.
[FOTO2]
À noite, participou de ato político com a militância em reduto de candidatos da família Coelho. No palanque, também estavam o deputados federais Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB), candidatos ao Senado pela chapa Pernambuco Vai Mudar. O candidato a vice-governador da coligação, Fred Ferreira (PSC), e o deputado federal Fernando Filho (DEM) também participaram. Armando Monteiro (PTB), cabeça da aliança de oposição ao governador Paulo Câmara, apoiado nos 62% de intenção de votos de Lula no Estado, manteve a distância.

[SAIBAMAIS]O atual grupo político que administra a cidade sertaneja é hoje um foco oposicionista a Lula e ao governador e candidato à reeleição Paulo Câmara. “Nosso primeiro compromisso é com a salvação do São Francisco. Um grande projeto para recuperar nascentes e matas ciliares, tratar esgotos de 115 municípios nordestinos e promover o desassoreamento. Depois, ampliar os canais, ampliar as adutoras, complementar as obras para ter mais área irrigada”, comentou o presidenciável.

Alckmin posou para imagens na beira do São Francisco e usou um chapéu de vaqueiro branco durante os compromissos externos. “Onde chega água, chega vida. E a produção cresce muito. E aí nós poderemos ter aqui três empregos em média por hectare. Gera muito emprego também na parte industrial, no processamento da fruta. E vai fortalecer também o turismo, porque uva, vinho, que vai poder gerar muito emprego e desenvolvimento.”

No cenário sem o petista em Pernambuco, Geraldo Alckmin sobe para 6% em intenção de votos, índice que cresce dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos registrada pelo levantamento Ibope.

Pela manhã, antes de vir a Pernambuco, o tucano participou de agenda conjunta com o candidato ao governo de São Paulo João Doria (PSDB), uma reunião com pastores paulistas da Igreja Mundial do Poder de Deus, comandada pelo apóstolo Valdemiro Santiago. É uma tentativa de disputar fatias do eleitorado de Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).
 

Rafael Carvalheira
Do Jornal do Commercio
Via Rede Nordeste 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente