Participamos do

Eleições: entenda como é calculado o número de deputados estaduais e federais

A quantidade de deputados é escolhida baseada na quantidade de habitantes, realizando cálculo proporcional
23:51 | Jul. 10, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]A Câmara dos Deputados reúne 513 políticos de todos os estados do País e do Distrito Federal e a Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) reúne 46 deputados estaduais. O número de políticos em Brasília é decidido proporcionalmente com a quantidade de cidadãos daquele estado de forma a não deixar nenhuma unidade da federação desprestigiada.
  
[SAIBAMAIS]O Ceará tem direito a 22 deputados federais que cumprem mandatos de quatro anos se elegendo por meio de votação em sistema federação partidária. O quantitativo de deputados estaduais é de 46 deputados estaduais. A quantidade de parlamentares nos dois casos é proporcional ao número de habitantes atual do estado, que conta com 9,02 milhões. O sistema considera os votos conquistados pelos partidos, como forma de fazer representatividade política e ideológica.
 
  
[FOTO2]A quantidade mínima de deputados federais eleitos por um estado é de oito e o máximo 70. Exemplo disso é o Acre, um dos menos populosos estados do País com 790.101 habitantes, segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017. O estado da região norte tem direito de eleger oito deputados.
  
 
Segundo estimativa do IBGE divulgada em março deste ano sobre a quantidade de população residente no Brasil, o estado de São Paulo possui 45,3 milhões de habitantes, o que os garante a representação máxima assegurada pela Constituição Federal, 70 deputados.
  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente