PUBLICIDADE
Notícias

TJ do Ceará retira placas oficiais de carros de desembargadores por segurança

Com a decisão, carros dos magistrados estão circulando com placas normais, sem identificação oficial

12:08 | 15/03/2018
Imagem do pleno do TJ-CE
Imagem do pleno do TJ-CE

[FOTO1] 

Desde o início desta semana, desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) circulam em veículos oficiais com placas normais da cor cinza, sem identificação oficial. A medida segue orientação temporária da assistência da Polícia Militar no Tribunal e foi tomada por motivos de segurança dos magistrados.

Em entrevista ao O POVO, um magistrado do TJCE afirmou que os próprios desembargadores estavam reivindicando o "abandono" das placas de bronze, da cor preta, que fazem a identificação dos veículos. Segundo os magistrados, a identificação "chama muita atenção" e poderia expor a risco as autoridades, que circulam em carros oficiais.

A fonte, que pediu para não ser identificada, afirma ainda que a preocupação tem relação direta com o recente crescimento de casos de violência envolvendo facções criminosas em operação no Estado. A ação, no entanto, foi recebida com reservas por categorias assessórias à Justiça que atuam no TJCE, como analistas judiciários e oficiais de Justiça.

Em entrevista no O POVO desta quinta-feira, 15, a secretária da Justiça do Estado, Socorro França, negou que o governo tenha perdido controle sobre a atuação de facções e reforçou ações para evitar violência em presídios. Segundo ela, críticas de deputados no sentido contrário demonstram "total desconhecimento" da situação real dos presídios.

Leia também: Presídios vivem "grande calmaria", diz secretária

A presidência do TJCE afirma que não é a primeira vez que a estratégia foi adotada na Corte. Em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, a Justiça já opera com medidas de precaução semelhantes há vários anos.

Atualmente, cada desembargador do TJ-CE tem direito a um carro oficial do modelo Nissan Sentra. O carro, na cor preta, possui ainda um motorista oficial designado.

TAGS