Participamos do

Nomes de pais e avô de Ciro e Cid já batizam nove equipamentos públicos no Ceará

O avô de Ciro e Cid Gomes já teve seu nome estampado em rua, avenida e centro de saúde. Oposição critica nomeações como forma de se manter no poder
14:41 | Mar. 26, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O Residencial José Euclides Ferreira Gomes foi inaugurado na última sexta-feira, 23, no bairro Jangurussu. Com esse, já são nove equipamentos públicos nomeados em homenagem a familiares dos ex-governadores do Ceará Cid e Ciro Gomes, ambos do PDT. Mãe, pai e avô dos políticos - Maria José Santos Ferreira Gomes, José Euclides Ferreira Gomes Júnior e José Euclides Ferreira Gomes, respectivamente -, são homenageados em rua, avenida, escolas, centro de saúde, prédio anexo da Assembleia Legislativa, e agora também em conjunto habitacional, em Fortaleza e em Sobral.
 
Para o professor do departamento de Ciências Sociais da UFC, Uriban Xavier, nomear equipamentos públicos com nome de familiares é um “ato patrimonial”. “É uma forma simbólica de estar presente. O morto existe para lembrar o vivo que está no poder”, diz. Ele exemplifica que isso acontece em outras cidades do país, como Maranhão, que tem diversos espaços com o nome do ex-presidente José Sarney. “É como privatizar simbolicamente espaços públicos”, considera.
 
O deputado estadual José Sarto (PDT) discorda da crítica. “A ideia de nomear equipamentos públicos com nome de familiares é normal, é uma homenagem póstuma para pessoas que tiveram importância no Estado”, acredita. “Para quem foi prefeito de Sobral, tem dois filhos que foram governadores e ministros de estado, eu creio que é uma homenagem mais do que proporcional”, ele afirma, se referindo a José Euclides Ferreira Gomes Jr.
 
A ação é “uma nítida intenção da família de perpetuar o nome dos seus”, avalia o deputado estadual Heitor Férrer (PSB). “Qual é a história? Se não fossem eles ligados ao governador da época, qual a importância que tiveram na política cearense? Algum outro prefeito de Sobral teve algum órgão público?”, questiona. 
 
O POVO Online entrou em contato com a assessoria de Ciro Gomes. Esta respondeu que tentaria mandar um posicionamento sobre o caso em nota. 
 
Equipamentos públicos
 
Rua José Euclides Ferreira Gomes, Lagoa Redonda, Fortaleza - CE - CEP 60831545
 
Residencial José Euclides Ferreira Gomes
Rua 44, 819-791 - Ancuri, Fortaleza - CE - CEP 60876-670
 
E.E.M. Doutor José Euclides Ferreira Gomes Júnior
Rua Onofre Gomes de Oliveira S/N - Distrito de Jordão, Sobral - CE - CEP 62108-974
 
Cere Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Junior
Av. Humberto Lopes, S/N - Sobral - CE - CEP 62020-170
 
Avenida José Euclides Ferreira Gomes, Doutor Juvêncio de Andrade, Sobral -CE, CEP 62039-010
 
Centro de Saúde José Euclides Ferreira Gomes
Rua Humberto Lopes, s/n, Alto do Cristo, Sobral - CE, CEP: 62020-395
 
Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes
Av. Des. Moreira, 2807 - Dionísio Torres, Fortaleza - CE, 60170-900
 
Escola Municipal de Tempo Integral Professora Maria José Santos Ferreira Gomes
Rua Cônego de Castro, 8617 - Parque Pres. Vargas, Fortaleza - CE, 60730-190
 
Cere Professora Maria José Santos Ferreira Gomes
Rua Dona Lúcia Pinheiro, 93 - Quintino Cunha, Fortaleza - CE, 60352-670

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente