Participamos do

Bolsonaro já chamou refugiados sírios de "escória do mundo"? Confira

Polêmica ganhou destaque nas redes sociais no contexto atual em que a Síria se encontra, com milhares de mortes
10:29 | Mar. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]A situação na Síria, que tem despertado a atenção da mídia, principalmente nas últimas semanas, resgatou uma fala polêmica do pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro. Em entrevista ao jornal Opção, de Goiás, em 2015, o político se referiu aos refugiados sírios como “escória do mundo”. Três anos depois, o discurso tem sido compartilhado em redes sociais. Atualmente, a guerra da Síria vive uma nova fase, com a perda do poder do Estado Islâmico e tensões regionais e internacionais dentro da região.
 
 
 
 
“Não sei qual é a adesão dos comandantes, mas, caso venham reduzir o efetivo (das Forças Armadas) é menos gente nas ruas para fazer frente aos marginais do MST, dos haitianos, senegaleses, bolivianos e tudo que é escória do mundo que, agora, está chegando, os sírios também. A escória do mundo está chegando ao Brasil como se nós não tivéssemos problema demais para resolver”, afirmou Bolsonaro na entrevista.
 
 
 
 
 
 
Os conflitos na Síria acontecem desde 2011 e segundo estimativas do Centro Sírio de Pesquisas Políticas (SCPR, na sigla em inglês), 470 mil pessoas já morreram desde o início da guerra civil.  Hoje, mais de 13,1 milhões de sírios precisam de ajuda humanitária, muitos buscando refúgios em outros países, entre eles, o Brasil. Dos 9.552 refugiados no País em 2016, 326 eram sírios, conforme dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 
 
Confira o áudio da entrevista:
 [VIDEO1]
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente