Participamos do

Por onde anda Raimundão, ex-candidato ícone do PSTU

Há 12 anos sem se candidatar, o político ainda defende as mesmas ideologias
17:00 | Fev. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Foram anos de sindicato, partido político e eleições, agora acompanhados com a visão de quem já é experiente. Raimundo Pereira de Castro, de 68 anos, foi um dos ícones da política cearense, apesar de nunca ter sido eleito.

[FOTO1]Filiado ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), o ex-candidato nem sempre era visto como páreo pelas grandes coligações líderes nas intenções de voto. Entretanto, sua imagem ficou na memória dos cearenses, com discurso de esquerda e as diversas tentativas de resistir.

[QUOTE1]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Raimundão, como é conhecido, é aposentado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, onde foi participante ativo por mais de 20 anos. Ele mora em Aracati com a família, e não pretende mais se candidatar.

 

“Minha candidatura é inviável, o partido tem muitas dificuldades e não gostamos de fazer coligações”, afirma. O político afirmou que mesmo com as adversidades, ainda é fiel ao partido. A passagem rápida pelo PSB, em 2009, não fez seu vínculo com o PSTU deixar de existir. A última candidatura de Raimundão foi em 2006, ao Senado.

Críticas 

“Não mudei de ideologia. Cada vez mais se firma a necessidade de ter partidos de esquerda no Brasil”, afirma o ex-candidato. Sobre o momento político do País, Raimundo diz que ainda acredita na “luta das classes trabalhadoras” e não sente que as eleições vão ajudar na mudança da atual conjuntura. “Eu não acredito mais nesse modo de fazer política. Esse sistema de comprar voto, enganar o povo, trocar favores, está falido”, completa.

[QUOTE2] 

 

Para Raimundão, o povo não deveria confiar na resolução vinda de políticos. “Temos que parar de achar que Manel, João ou José vai se eleger e mudar tudo. Não vai. A política tem que ser refeita, e as pessoas devem passar a acreditar em si”, destaca.

Ele defende que organizações, associações e sindicatos tomem a frente das discussões sobre mudança social. Para Raimundão, a população ainda não sabe que pode influenciar na política, mas que está avançando para isso.

Agora, Raimundo repassa seu conhecimento a jovens que estão entrando na vida política. Colaborando com o partido, o aposentado participa de palestras e debates sobre as pautas da esquerda. “Não queremos deixar a ideologia de lado. Outros só pensam em candidaturas, mas eu nunca baixei a guarda”.

Candidaturas:

1998: Candidato a Senador

2000: Candidato a Prefeito de Fortaleza

2002: Candidato a Governador do Ceará

2004: Candidato a Vereador de Fortaleza

2006: Candidato a Senador

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente