Participamos do

"Golpe de 2016" será disciplina em curso na Universidade de Brasília

O Ministério da Educação (MEC) vai acionar Ministério Público Federal (MPF) contra a disciplina
15:58 | Fev. 22, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A Universidade de Brasília (UnB) disponibiliza para este primeiro semestre de 2018 a disciplina "golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil". As aulas do curso de Ciência Política, que serão ministradas pelo professor Luis Felipe Miguel, iniciam no dia 5 de março próximo.

De acordo com a ementa do curso, a disciplina tem o objetivo de entender "os elementos de fragilidade do sistema político brasileiro, que permitiram a ruptura democrática com a deposição da presidente Dilma Rousseff".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

>> Confira a ementa na íntegra

As aulas pretendem analisar a "agenda de retrocesso" durante o governo do presidente da República Michel Temer. A disciplina terá cinco módulos, com estudos desde o "golpe de 1964", em ordem cronológica. O conteúdo abordará ainda o debate sobre o "PT e o pacto lulista", "jornadas de junho" e o "governo ilegítimo e resistência".

[SAIBAMAIS] 

Nas redes sociais, o professor Luis Miguel afirmou que a disciplina trata-se de "corriqueira". "A única coisa que não é corriqueira é a situação atual do Brasil, sobre a qual a disciplina se debruçará", escreveu ele.

O Ministério da Educação (MEC) acionará a Advocacia-Geral da União (AGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU), e o Ministério Público Federal (MPF) para que seja apurada "improbidade administrativa" por parte dos responsáveis pela criação da disciplina.

Em nota enviada ao O Globo, o ministro Mendonça Filho lamentou que a instituição tenha adotado uma prática de apropriação do bem público para promoção de pensamentos político-partidários.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente