Participamos do

Boneco de Lula "Pixuleco" terá versão em pelúcia

Ao apertar a barriga do boneco de Lula algemado, ele vai falar "triplex"
15:45 | Fev. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O advogado Vinícius Aquino, do Movimento Brasil, que criou o Pixuleco em 2015, anunciou a criação de uma versão em pelúcia da alegoria. O boneco é uma representação do ex-presidente Lula com roupas de presidiário comumente com correntes e algemas. 
 
[FOTO1]Aquino, pai do que chama "símbolo da corrupção", em entrevista à Folha de São Paulo, contou que o Pixuleco foi registrado em 2017, na Biblioteca Nacional. 

"Se incomoda e se eles acreditam que aquilo é o Lula, é porque a carapuça serviu", disse, rindo, à Folha.
 
[SAIBAMAIS] 
Aquino, que vive em Brasília, levanta a mão quando a reportagem pergunta sobre a paternidade do Pixuleco: "sou eu [o pai], fui eu que registrei". Na sequência, ele destaca, contudo, que foi uma criação coletiva. 

O termo vem da palavra que teria sido usada pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari para definir propina. O advogado registrou 11 variações do desenho —com a bola de ferro presa ao pé, sem bola, com estrela, algemado... Essa última será a base do Pixuleco de pelúcia que o advogado encomendou e quer começar a vender depois do Carnaval. 

O ponto alto: o Pixuleco falará "triplex" quando a barriga for apertada. O boneco — com fabricação de mil unidades, inicialmente — será feito no Paraguai; a parte do som, na China. Ele também quer mandar fazer um Pixubobo — um boneco estilo "João bobo".

"O Pixuleco, além de ser um ícone, virou um instrumento de financiamento das próprias manifestações no Brasil inteiro (com o lucro das vendas)", completou. 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente