Reunião na Etiópia não foi uma mentira de Lula para fugir do PaísNotícias de Política
PUBLICIDADE
Notícias


Reunião na Etiópia não foi uma mentira de Lula para fugir do País

21:40 | 31/01/2018
Calendário de fevereiro da FAO relacionando 30ª Reunião Regional em Sudão, o que teria originado a confusão. (Foto: FAO)
Calendário de fevereiro da FAO relacionando 30ª Reunião Regional em Sudão, o que teria originado a confusão. (Foto: FAO)

[FOTO4]

Marcada para o fim de janeiro, reunião do ex-presidente Lula (PT) na Etiópia é acusada de ter sido "inventada" pelo petista para "fugir da cadeia", em blogs e publicações em redes sociais. A informação, contudo, é falsa, conforme a União Africana (AU, do inglês African Union), organizadora do evento, e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, do inglês Food and Agriculture Organization), que fez parceria com o Instituto Lula para a iniciativa.

Inicialmente veiculada pelo blog do jornalista Augusto Nunes, da revista Veja, a informação é de que outro jornalista, Carlos Brickmann (do blog Chumbo Grosso), contou que Lula havia antecipado para janeiro a viagem a Adis Abeba, na Etiópia, para "um encontro que ocorrerá no fim de fevereiro em Cartum, no Sudão" e que não existiu "nenhum congresso do gênero em andamento".

[FOTO1]

Consulta a reuniões regionais de promoção da FAO podem ter gerado a confusão da realização dos eventos. No site da FAO, realmente se encontra uma 30ª Conferência Regional pela África (ARC, do inglês Africa Regional Conference) a ser realizada apenas entre os dias 19 e 23 de fevereiro, e não na Etiópia, mas no Sudão.

[FOTO2]

Como o evento que teria a participação de Lula também está na sua 30ª edição, a coincidência pode ter ajudado a trocar as bolas em relação às viagens. A presença do ex-presidente era esperada para a 30ª Cúpula da União Africana (AU), uma organização internacional que integra os países africanos. A participação de Lula foi devidamente noticiada pelo site da FAO, que levou o petista para a AU em trabalho conjunto com o Instituto Lula.

[FOTO3] 

site da AU também divulga, logo na capa, a realização da 30ª Cúpula – sob o título de "Vencendo a luta contra a Corrupção: Um caminho sustentável para a transformação da África" –, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de janeiro, em Addis Abeba, na Etiópia.

Nos detalhes das conferências da Cúpula, está registrada participação de Lula no dia 27 de janeiro para o um "evento especial" de "alto nível", com o nome de "Acabando com a fome na África" – exatamente como noticiou a FAO, chamando a reunião de "Alcançar a Fome Zero na África".

TAGS