Participamos do

Guimarães publica foto de sacoleiros em comboio de ônibus pensando ser de apoiadores de Lula

A imagem, que foi tirada do ar, mostra comboio de ônibus transportando pessoas do Paraguai para o Brasil
11:46 | Jan. 23, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

O deputado federal petista José Guimarães compartilhou imagem fake no Twitter nesta segunda-feira, 22. A fotografia mostrava um comboio de ônibus em uma estrada. Segundo ele, nos coletivos estavam apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajando com destino a Porto Alegre, no Rio grande do Sul, onde ele será julgado amanhã.

[SAIBAMAIS]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Contudo,a imagem é mais antiga e mostra, na verdade, veículos na estrada entre o Brasil e o Paraguai. Os ônibus transportavam sacoleiros que fizeram compras no país vizinho. A formação dos comboios é uma tática usada pelos compradores para burlar a fiscalização da Receita Federal na fronteira entre as duas nações.

Com a repercussão negativa da publicação na rede social, a imagem foi tirada. A assessoria de imprensa do parlamentar explicou ao O POVO que a imagem foi enviada ao deputado via Whastapp e ele publicou sem verificar se era verdadeira.

Nova gafe

Na semana passada, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) também cometeu uma gafe no Twitter ao compartilhar uma suposta homenagem a Lula feita em estádio alemão. No entanto, na faixa em que a política havia lido “Forza Lula”, estava escrito “Forza Luca”.

Luca Fanesi é um torcedor italiano que se encontra em coma após se ferir durante confusão entre torcidas de dois times italianos, em novembro do ano passado. Ele tem sido homenageado em estádios ao redor do mundo desde então.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente