Participamos do

Em "protesto festivo", bloco "Tô com Lula" cobra justiça em julgamento

Apoiadores do movimento percorreram ruas do Centro de Fortaleza cantando refrões em defesa da inocência do ex-presidente e do seu "direito" de se candidatar este ano
15:38 | Jan. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O bloco de Pré-Carnaval “Tô com Lula” saiu pela segunda vez neste sábado, o último antes do julgamento do ex-presidente, marcado para a próxima quarta-feira, 24. O “protesto festivo”, como denominaram presentes, pedia por “justiça” e defendia o direito do petista de candidatar-se à presidência nas eleições deste ano. A concentração foi às 9 horas, na Praça do Carmo, e os foliões-manifestantes seguiram em caminhada até a Praça do Ferreira, no Centro.



A banda até ensaiou marchinhas clássicas de Carnaval, mas durante a maior parte do evento, que durou cerca de três horas, repetiu refrões de apoio ao petista. Os presentes usavam camisas, bonés, adesivos e broches com a pergunta: “Cadê a prova (contra o Lula)?”. Já as fantasias, paramento tradicional neste período, iam desde de simples máscaras com o rosto do ex-presidente até algumas mais elaboradas, como de Têmis, a deusa da justiça.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine



“Mexeu com Lula, mexeu comigo. Não vou deixar que o Moro faça isso”, diz trecho de marchinha criada pelo bloco, que sairá em todos os sábados do Pré-Carnaval de Fortaleza. Iniciativa faz parte de mobilização que o PT está organizando, em parceria com outros partidos de esquerda e com movimentos sociais, de defesa do ex-presidente.



De Assis Diniz, presidente estadual do PT, destacou o “sucesso” do bloco, apesar da “concorrência desleal” com outros blocos maiores, que acontecem sexta à noite e diminuem o público no sábado de manhã cedo.



Para ele, iniciativa é bem sucedida porque consegue envolver mais a população. “Quando nós fazemos uma caminhada aqui no Centro, as pessoas baixam as portas das lojas ou se retraem; com o bloco, elas dançam, cantam, interagem com a gente”, comemora.



O vereador Acrísio Sena, presidente municipal da sigla, explica que a escolha do Centro está ligada à quantidade de pessoas que vão ao bairro aos sábados. Durante o percurso, as reações eram diversas: havia quem aplaudisse e demonstrasse apoio e quem criticasse o petista. A caminhada foi feita no meio da rua, entre os carros e motos, sem a ajuda de órgãos de trânsito.



Quem também esteve presente foi o deputado federal José Guimarães (PT), que disse estar otimista para quarta-feira. “Eu mudei minha avaliação. Na semana passada, eu achava que esse julgamento, que é injusto, teria outro desfecho, mas agora acho que poderá ser favorável para o Lula, a pressão está sendo muito grande”, afirmou. “A justiça brasileira está repensando, estou na expectativa de que vamos ganhar, de que ou haverá pedido de vista ou vão inocentar o Lula”.
[QUOTE1]
A jornalista Isabelle Azevedo, filiada ao PT, participou pela primeira vez do bloco e elogiou a ideia. “É uma forma inovadora de chamar a atenção, de fazer com que a população compreenda o que está acontecendo, além de mostrar a alegria na defesa da democracia”, disse.

 

Agenda de mobilização

No dia do julgamento, que está marcado para iniciar às 7h30min, horário local, manifestação em defesa de Lula acontecerá na Praça Murilo Borges, em frente ao prédio da Justiça Federal, no Centro. No início, haverá ato ecumênico, seguido por apresentações artísticas e discursos. Também haverá um telão, caso o julgamento seja transmitido. Ao final, deverá haver uma caminhada de protesto ou comemoração pelo resultado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente