Participamos do

DEM e PT vão dividir palanque em três Estados do Nordeste

No Ceará, o DEM passou a integrar a base aliada de Camilo Santana (PT) desde fevereiro passado
15:16 | Dez. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em campos opostos na política nacional, Democratas (DEM) e Partido dos Trabalhadores (PT) deverão dividir palanque em pelo menos três Estados do Nordeste no próximo ano. A união deve acontecer no Ceará, na Paraíba e no Maranhão. A informação é da Folha de S. Paulo.

Os partidos veem as alianças como resultados das particularidades de cada local. No Ceará, o DEM passou a integrar a base aliada de Camilo Santana (PT) desde fevereiro passado. No período, o partido justificou o apoio mencionando medidas do governador como o corte de cargos, a aprovação de um teto de gastos e a privatização de equipamentos públicos.

O bom relacionamento, no entanto, não é recente. No ano passado, o petista apoiou em Fortaleza a reeleição do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e ajudou a eleger Moroni Torgan (DEM) como vice-prefeito. No próximo ano, os democratas ser recíprocos no apoio ao petista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Embora haja disposição em apoiar Camilo Santana, uma possível aliança deverá enfrentar resistências da Executiva nacional do partido.

No Estado da Paraíba, o quadro é similar. O PT e DEM estarão unidos em apoio ao PSB do governador Ricardo Coutinho. O partido lançará o secretário estadual João Azevêdo (PSB) como candidato ao governo no próximo ano.

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) e o ex-senador Efraim Moraes (DEM-PB) são tidos como pré-candidatos ao cargo e poderão, inclusive, formar uma chapa em busca dos votos do eleitor paraibano. Segundo Efraim, será a "hora de esquecer a cor das bandeiras e pensar nos desafios da gestão pública".

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente