Participamos do

Domingos Filho é eleito presidente do TCM

Em votação apertada, o ex-deputado é eleito dias depois de romper com os irmãos Ferreira Gomes
11:15 | Dez. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Rompido com os irmãos Ferreira Gomes, o conselheiro Domingos Filho foi eleito, na manhã desta quinta-feira, 1, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para o biênio 2017-2018. Com votação apertada, o ex-deputado obteve quatro dos sete votos e irá suceder o conselheiro Francisco Aguiar, que preside o órgão desde 2013.

“Vamos procurar ampliar a relação do Tribunal com os gestores públicos e acompanhar mais de perto os resultados das políticas publicas.Temos o desejo de dar mais transparência ainda com o uso das ferramentas da tecnologia da informação ganhando mais respaldo e reconhecimento da sociedade das ações do TCM”, afirmou o presidente eleito. A posse dos eleitos deve ocorrer até o dia 20 de janeiro.

Domingos vence eleição no TCM em meio a acusações do deputado estadual Ivo Gomes (PDT) de que membros do Tribunal estariam interferindo na eleição da presidência da Assembleia Legislativa. "Prefeitos honestos ameaçados, prefeitos picaretas sendo perdoados", disparou nos últimos dias o parlamentar nas redes sociais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em resposta, o deputado federal Domingos Neto (PSD), filho do presidente eleito, afirmou que o TCM deverá entrar com medidas judiciais para que se prove que são esses conselheiros acusados por Ivo Gomes. "O Tribunal vai entrar com as medidas judicias para que ele diga quem são os conselheiros. As medidas judiciais serão colocadas para que ele tenha a coragem de dizer quem é".

Carreira no Tribunal 

O novo presidente do TCM foi empossado como conselheiro em 2014 e no ano seguinte assumiu a liderança do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), unidade educacional do Tribunal. 

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente