Candidatos fazem novas propostas e criticam gestão de RC
No terceiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, na TV O POVO, os concorrentes foram incisivos em críticas ao prefeito; assistaO terceiro debate eleitoral entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza ocorreu na noite deste domingo, 4, na TV O POVO. Seis concorrentes com pelo menos nove representantes na Câmara dos Deputados protagonizaram um dos debates mais acirrados desta campanha na Cidade, em que concorrentes uniram-se para criticar a atual gestão municipal do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Assista ao vídeo do debate completo: [VIDEO1]
O candidato Capitão Wagner (PR), que tinha adotado postura mais pacífica no primeiro debate foi um dos que mais criticou RC, ao lado da atual prefeita Luizianne Lins (PT). A atitude rendeu até dois pedidos de direito de resposta por parte do depetista, que foram negados pela banca examinadora do debate. Veja nossa cobertura do tempo real do debate.
Em um momento, Wagner questionou um número dado pelo prefeito de que teria chamado 1000 guardas municipais, afirmando que ele "faltou às aulas de matemática". O prefeito respondeu, dizendo que os guardas serão chamados até o fim deste ano.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineA área da saúde foi uma das mais debatidas, sobretudo o convênio da Prefeitura com o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), para, entre outras coisas, a compra de medicamentos. Heitor Férrer (PSB) afirmou que o convênio encarecia os remédios ao mesmo tempo em que não estava garantindo a distribuição, com muitas pessoas ainda esperando receber os remédios.
Quem também falou do tema foi Ronaldo Martins (PRB), que disse que ia acabar com todos os convênios e "cuidar diretamente" da saúde na Capital. Luizianne lembrou de proposta de RC na campanha de 2012 de entregar os remédios em casa e afirmou que nem nos postos a população está tendo acesso.
O tema dos fotossensores também foi bastante debatido. Heitor voltou a afirmar que vai diminuir pelo menos a metade desses equipamentos na Cidade, além de sinalizar os outros. Em contrapartida, Ronaldo Martins afirmou que vai sinalizar os fotossensores, porque retirá-los causaria acidentes.
Novas propostas
Capitão Wagner prometeu que vai dedicar as faixas exclusivas, que já podem ser utilizadas por ônibus, táxis e vans, também para mototaxistas. Segundo o candidato, é um "preconceito" que eles não possam utilizá-las e isso não complicaria o tráfego nem causaria acidentes.
Wagner também prometeu o Passe Livre Estudantil nos transportes públicos ainda no seu primeiro mandato, sendo empregado paulatinamente, inicialmente a estudantes de escolas públicas, mas depois a todos os estudantes.
Redação O POVO Online
