Participamos do

Candidatos a vice-prefeito debatem na TV O POVO; acompanhe

Debate ocorre desde as 18h. Seis candidatos a vice participam do evento
16:59 | Set. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Seis candidatos a vice-prefeito de Fortaleza participam às 18h desta segunda-feira, 5, de debate na TV O POVO. Foram convidadas as seis coligações com mais de nove representantes na Câmara dos Deputados: Dimas Oliveira (Rede), Elmano de Freitas (PT), Gaudêncio Lucena (PMDB), Moroni Torgan (DEM), Nilton Araújo (PHS) e Nina Carvalho (PRB).

Acompanhe em tempo real:

[VIDEO1]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

19h56min Elmano de Freitas (PT), vice de Luizianne Lins (PT): "Queremos trazer de volta um governo que governa para a cidade inteira, sem discriminar um bairro, com atenção especial para os bairros pobres. Queremos uma Fortaleza para toda gente, uma Fortaleza unida".

19h55min Gaudêncio Lucena (PMDB), vice de Capitão Wagner (PR): “Esperamos que, com seu voto, a partir de 2 de janeiro possamos implantar na Prefeitura um novo, moderno sistema político-administrativo, com política voltada para o povo".

19h54min Moroni Torgan (DEM), vice de Roberto Cláudio (PDT): “Enquanto o Brasil está em crise, Fortaleza está em obras. E você está vendo, UPAs, avenidas, escolas em tempo integral, asfalto, drenagem, postos de saúde, ciclovias, Areninhas. E eu fui convidado para dar toda uma atenção especial para a segurança”, diz.

19h53min Dimas Oliveira (Rede), vice de Heitor Férrer (PSB): "Na hora que se tenta colocar a segurança no centro, nós queremos colocar as pessoas no centro. Estamos com o Heitor porque ele é um homem livre, um homem honesto".

19h52min Nina Carvalho (PRB), vice de Ronaldo Martins (PRB): "Eleitor, analise nossos compromissos, nossas propostas. E acredito que nós, de mãos dadas, vamos avançar muito mais. Pode ter certeza que, chegando lá, eu vou comer sua briga".

19h51min Começa o último bloco do debate da TV O POVO, com considerações finais dos candidatos. 

[FOTO6] 

19h47min Terminou agora o 6º bloco do debate  da TV O POVO. Nilton Araújo (PHS), vice de Tin Gomes (PHS) respondeu a questionamentos dos candidatos.

19h45min "Temos uma grande falta de patriotismo nas escolas. Hoje formamos alunos para Enem, esquecendo de dar cultura", diz Nilton Araújo. Dimas destaca importância de que o poder público acompanhe o jovem no exercício de sua vocação. Nilton promete espaços para atividades como aulas de violão em escolas municipais.

19h43min Nina Carvalho destaca proposta de Ronaldo Martins para criar 119 ouvidorias nos bairros de Fortaleza. "Nosso projeto, em quatro anos, não dá para se concluir. Vamos reduzir cargos para investir na população", diz Nilton Araújo. "A participação popular será marca da nossa gestão. Vamos criar o Conselhão da Cidade para ouvir demandas", diz Nina.

19h35min Moroni destaca o programa "Cresça com seu filho" e criação de leitos para recuperação de dependentes químicos. "Nossa plataforma de humanização vê na família o plano básico", diz Nilton Araújo.

19h33min Começa agora o 6º bloco do debate da TV O POVO. Nilton Araújo (PHS), vice de Tin Gomes (PHS), é o sabatinado desta rodada.

[FOTO5] 

19h30min Terminou agora o 5º bloco do debate da TV O POVO. Elmano de Freitas respondeu questionamentos dos adversários.

19h28min Dimas destaca proposta de Heitor Férrer em utilizar entulho da construção civil para pavimentar a cidade. "Ótima proposta. Nós vamos incorporá-la na nossa gestão", diz Elmano, que destaca ainda ações de Luizianne como o Vila do Mar.

19h26min Nina Araújo reforça promessa de Ronaldo Martins de construir o Hospital do Idoso. Já Elmano destaca que gestão Luizianne promovia atendimentos médicos em casa para idosos.

19h22min Nilton Araújo propõe retornar estudos de religião e organização social em escolas municipais. Elmano propõe valorizar educação através da construção de creches em tempo integral e na valorização dos professores. Ele propõe ainda distribuição de tablets em escolas. "Todo filho do rico já tem um computador, está na hora do filho do pobre ter".

19h20min Elmano afirma que Fortaleza tem hoje sua pior gestão de saúde da história. "E o prefeito, infelizmente, é médico", diz, propondo recuperar o programa saúde da família, com visitas de atendimento para idosos e deficientes físicos.

19h16min "Um dos traços de formação de caráter é a religião. Qual é o papel da religião para prevenir as drogas?", questiona Moroni a Elmano. "Eu sei o trabalho enorme que diversas igrejas fazem na nossa cidade", diz Elmano, que propõe ações integradas contra violência. "Acho fundamental aumentar conversação entre poder público e religiões. É onde temos melhor chance de recuperação na questão das drogas", diz Moroni. Elmano destaca, no entanto, importância dos CAPs na recuperação de dependentes químicos.

19h15min Começa o 5º bloco do debate da TV O POVO. Elmano de Freitas (PT) é o sabatinado desta rodada.

[FOTO4] 

19h11min Terminou agora o 4º bloco do debate da TV O POVO. Gaudêncio Lucena (PMDB) respondeu a questionamentos dos candidatos.

19h09min  Dimas questiona Gaudêncio sobre propostas para o empreendedorismo nos bairros em Fortaleza. Gaudêncio promete banco de fomento para financiar micro-empreendedores da Capital. "Vamos ajudar a quem quiser ter seu carrinho de pipoca, para empreender", diz. Já Dimas propõe criar um organismo municipal para ajudar micro e pequenos empreendedores.

19h07min Nina questiona Gaudêncio sobre os cargos terceirizados e comissionados na Prefeitura. "Fortaleza tem quase o mesmo número de cargos comissionados que o presidente dos EUA tem. Temos que enxugar", diz Gaudêncio. Nina reforça promessa de Ronaldo Martins (PRB) de extinguir as sete SERs de Fortaleza. "Esse dinheiro vai para a saúde", diz.

19h04min Elmano pergunta se Gaudêncio foi a favor ou contra ao aumento de IPTU realizado por Roberto Cláudio. Gaudêncio destaca que aumento do IPTU poderia ter sido revertido para mais investimentos na saúde. "O que não ocorreu". Elmano promete rever o aumento de IPTU feito por Fortaleza para camadas mais pobres.

19h01min Nilton Araújo questiona Gaudêncio sobre coleta de lixo de Fortaleza. "Fortaleza trata muito mal o lixo. Temos que fazer coleta seletiva do lixo, para reduzir o volume de lixo que vai para aterro sanitário", diz.

18h59min Moroni pergunta a Gaudêncio sobre qual deve ser a preocupação da gestão na recuperação de vias e espaços públicos de Fortaleza. O peemedebista destaca iniciativas como programa de adoção de praças, que integrou enquanto vice-prefeito de Roberto Cláudio (PDT). "Onde tiver a família, o bandido não vai ter coragem de ir", diz Moroni, destacando ações como Areninhas para resgatar espaços públicos.

18h57min Começa o 4º bloco do debate da TV O POVO. Gaudêncio Lucena (PMDB) é o sabatinado desta rodada.

[FOTO3] 

18h55min Terminou agora o 3º bloco do debate da TV O POVO. Moroni Torgan (DEM) respondeu a questionamentos dos candidatos.

18h53min "Acho difícil ter homens armados em escolas, pode ter um desastre. Mas com armas não letais é diferente", diz Moroni. Ele destaca que novos 500 homens da guarda municipal devem ser convocados por Roberto Cláudio (PDT). "A segurança, hoje, de escolas em Fortaleza deverá ter uma melhor estrutura. Está muito solto e o servidor municipal precisa ser treinado exclusivamente para este fim", diz Nilton Araújo.

18h51min Nina Carvalho questiona Moroni sobre propostas para o emprego de mulheres e sobre a violência contra mulher em Fortaleza. "É um covarde quem bate em mulher, não pode ser chamado de homem", diz Moroni (DEM), que destaca ações da Prefeitura contra violência do tipo.

18h47min "A segurança começa na família. E temos programas espetaculares nesse sentido. Vemos também união do poder público com religiões, principalmente para evitar que o jovem vá para as drogas", diz Moroni. Dimas Oliveira propõe ações conjuntas do poder público, "com capilaridade", para reduzir a violência.

18h45min Gaudêncio critica o não cumprimento de recomendação da Unesco de investimento de 1% do orçamento municipal na cultura. Moroni destaca o "Cultura nas Praças", que promove programações em espaços públicos, e promete ampliar ações do tipo. Gaudêncio propõe "pagar em dia" editais de artistas de Fortaleza.

18h43min Moroni diz que "no passado, os postos tinham filas quilométricas, o fortalezense acordava cedo para pegar senha". Elmano rebate: "No passado, nós fizemos Hospital da Mulher. No passado, tinha atendimento diferenciado para exames. Hoje não".

18h40min Moroni Torgan destaca ações de Roberto Cláudio (PDT) na saúde. "Antes tínhamos filas que pegavam senhas, postos sem ar-condicionado. Hoje já fizemos cinco UPAs com atendimento 24h. O prefeito tem se esforçado nessa área", disse. Já Elmano acusa Roberto Cláudio de fechar centros de exames 24 horas. "Vamos fazer uma policlínica em cada Regional", diz.

18h38min Começa o 3º bloco do #DebateOPOVO. Moroni Torgan (DEM) é o sabatinado desta rodada. 

[FOTO2] 

18h36min Terminou agora o 2º bloco do debate da TV O POVO. Dimas Oliveira (Rede) respondeu a questionamentos dos candidatos.

18h34min Nina Carvalho questiona Dimas sobre a relação entre educação e criminalidade. Ela propõe parcerias com empresas privadas para criar cursos e capacitar jovens. "Hoje a referência de riqueza acaba sendo às vezes a do traficante. Nós vamos trazer a figura do empreendedor de sucesso para esse lugar".

18h32min Elmano de Freitas propõe abertura de sinal de Wi-fi em equipamentos públicos de Fortaleza, como praças e postos de saúde. Já Dimas reforça promessa de Heitor Férrer de garantir Wi-fi gratuita em todo o Município. "Não pode ser só em praça, tem que abrir os cofres e dar internet para toda a população", diz Dimas.

18h29min Dimas propõe trazer madeira apreendida pela Polícia na Amazônia para estimular a produção de trabalho artesanal por jovens. Já Moroni destaca o peso da educação em tempo integral para resgatar jovens da criminalidade.

18h27min Moroni questiona Dimas sobre projeto para recuperação de jovens envolvidos no mundo das drogas. "O jovem da periferia já recebe muitos nãos. É importante, para além da sala de aula, incentivo ao empreendedorismo, integrar essa juventude que não tem horizontes".

18h25min "Fortaleza já perdeu 33 mil turistas para Natal. Como você vê isso?", questiona Gaudêncio Lucena a Dimas Oliveira. O vice de Heitor destaca que é "inadmissível" que não existam políticas públicas dirigidas ao turismo. "Precisamos colocar internet na cidade toda, não só na Beira-Mar, para incentivar essa cadeia produtiva". Já Gaudêncio propôs o "Guardião das Praias", para garantir segurança para turismo em praias. 

18h23min Nilton Araújo (PHS) questiona Dimas Oliveira (Rede) sobre fotossensores: "remover ou sinalizar"? Dimas reforçou proposta de Heitor Férrer (PSB) de remover até 50% dos fotossensores.

18h21min Começa o 2º bloco do debate da TV O POVO. Dimas Oliveira (Rede) é o sabatinado desta rodada.

[FOTO1] 

18h17min Terminou agora o 1º bloco do debate da TV O POVO. Nina Carvalho foi a primeira a responder adversários.

18h16min Nina Carvalho propõe ampliar acesso de estudantes a escolas aos fins de semana. "É preciso investir em cultura e lazer para aumentar oportunidades", diz Dimas Oliveira.

18h13min A candidata do PRB critica atuação da gestão Roberto Cláudio (PDT) com relação às creches em tempo integral. Elmano se compromete em ampliar o número de creches. "Você vai pegar o seu filho no fim do dia, com cinco refeições e todo o acompanhamento".

18h11min Nina Carvalho propõe investir no Imparh para ampliar qualificação no turismo de Fortaleza. Nilton Araújo propõe um grande estudo sobre turismo em toda a cidade. "Não só na Beira-Mar, mas em toda a cidade", diz.

18h08min Respondendo a Gaudêncio Lucena, Nina Carvalho propõe a limpeza de bueiros da Beira-Mar. "Se vende hoje a ideia de uma Beira-Mar linda, mas muitas vezes falta na questão da limpeza, que é questão de saúde", diz. Gaudêncio destacou que a Prefeitura precisa ampliar o saneamento básico de Fortaleza.

18h06min Moroni Torgan questiona Nina Carvalho sobre propostas para a segurança, sobretudo pela questão da vigilância por câmeras de segurança. "A vigilância é um ponto importante. Já foram chamados cerca de mil guardas municipais. A vigilância vai ser implantada principalmente em praças e espaços públicos. Vamos fazer os núcleos de defesa comunitária", diz Moroni.

18h05min Começa o 1º bloco do debate entre candidatos a vice-prefeito. Por sorteio, Nina Carvalho (PRB) será a primeira a ser sabatinado pelos adversários.

18h01min Começou o debate da TV O POVO com candidatos a vice-prefeito. Acompanhe pela Rádio O POVO/CBN (FM 95.5 AM 1010) ou pela TV O POVO (aberta 48, Multiplay 23, NET 24) ou pelo Facebook do O POVO Online.

17h45min O candidato Dimas Oliveira (Rede), vice de Heitor Férrer (PSB), acaba de chegar ao O POVO. Com isso, todos os seis candidatos a vice-prefeito já estão no estúdio da TV O POVO.

17h30min Cinco dos seis candidatos a vice já chegaram à redação do O POVO. Apenas Dimas Oliveira (Rede) ainda é aguardado. Debate começa às 18h.

17h27min O candidato Elmano de Freitas (PT), vice de Luizianne Lins (PT), acaba de chegar ao O POVO. Agora, cinco candidatos já aguardam o início do debate.

O programa é apresentado pelo jornalista Luiz Viana e pode ser acompanhado pela Rádio O POVO/CBN (FM 95.5 AM 1010) ou pela TV O POVO (aberta 48, Multiplay 23, NET 24) ou pelo Facebook do O POVO Online.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente