Participamos do

Candidatos à presidência da Câmara já fazem campanha

17:50 | Jul. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Já começam a circular nos celulares dos deputados o 'santinho' de Rogério Rosso (PSD-DF) para a eleição da presidência da Câmara. O slogan da campanha será "Responsabilidade, Serenidade e Coerência". Nesta manhã, o parlamentar confirmou que será candidato.

Rosso é o preferido do chamado Centrão, bloco de partidos que dão sustentação ao governo Michel Temer. Para os próximos dias, ele promete uma campanha econômica, usando principalmente meios eletrônicos. Enquanto conversava com jornalistas nos corredores da Câmara, se deparou com uma funcionária da Casa levando balões de outro candidato. Disse então que essa não será sua estratégia. "Não vou botar 'rogeretes' nos corredores da Câmara", brincou.

Entre os motes da campanha, Rosso vai defender a autonomia do Legislativo, a ampliação do diálogo entre os poderes, a valorização do colégio de líderes na definição da pauta de votação, o respeito do trabalho das comissões e a redefinição dos horários das sessões. A proposta também visa a valorização da bancada feminina e dos servidores da Casa.

Nome tido como forte, Rosso aparentemente já atraiu a atenção do presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), que, ao vê-lo, disparou: "Presidente!". A jornalistas, Rosso disse que ele se referia a outra função, a de presidente da comissão do impeachment, cargo que já ocupou.

Em outra situação inusitada, o deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que compõe bancada que não apoiará Rosso, segurou o microfone para a entrevista do candidato do PSD. Ele fez uma pergunta sobre o por que de Rosso lançar candidatura, mas acabou não tendo resposta.

Na Casa, outros candidatos já começam a se mobilizar para a campanha. Até o meio da tarde desta segunda-feira, dois parlamentares já haviam feito discursos em plenário - Carlos Gaguim (PTN-TO) e Carlos Manato (SD-ES).

A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado Roberto Jefferson, levou na tarde desta segunda-feira uma claque uniformizada para protocolar sua candidatura à Presidência da Casa.

Também candidato, o deputado Carlos Gaguim (PTN-TO) contratou um grupo de modelos uniformizadas para circular pelos corredores da Câmara. A eleição que definirá o "presidente tampão" da Câmara será na quarta-feira, dia 13.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente