PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza cai do 1° para o 8° lugar em transparência no Estado, segundo MPF

Apesar da queda, a nota de Fortaleza subiu de 8 para 9,2, e ela subiu de posição entre as capitais do País: de 13° para 10° lugar

12:39 | 08/06/2016
NULL
NULL

Fortaleza cai do 1° para o 8° lugar em transparência no Estado, segundo MPF
Fortaleza ocupa o 8° lugar em transparência entre os municípios do Ceará. O dado foi obtido na segunda fase da análise dos portais da transparência de municípios e estados feita pelo Ministério Público Federal (MPF). Na primeira, a Capital cearense ficou em primeiro.
[SAIBAMAIS 1]
Apesar da queda, a nota de Fortaleza subiu de 8 para 9,2, e ela subiu de posição entre as capitais do País: de 13° para 10° lugar.

As prefeituras mais transparentes são Aratuba, Caririaçu e São João do Jaguaribe e o Governo do Estado – todos com nota 10. Completam a lista das 10 melhores gestões no Estado em transparência: Beberibe (5ª posição estadual), Brejo Santo e Graça (empatados na 6ª posição), Ipaporanga (8ª) e Aurora (10ª).

[FOTO2]
Os piores desempenhos na avaliação de transparência ficaram com os municípios de Mulungu, Itapiúna, Assaré e Abaiara, que obtiveram nota 0 (zero). A lista dos dez municípios menos transparentes é completada por Saboeiro, Pereiro, Potiretama, Varjota, Quixadá e Limoeiro do Norte.
[FOTO3]
Já os municípios de Araripe e Madalena registraram o maior avanço em transparência, comparando os dois levantamentos, ao melhorarem as notas, respectivamente, em 7,4 e 7,1 pontos.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Fortaleza e espera posicionamento sobre resultado.

Metodologia
A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas.

Entre esses itens, estao a divulgação de todas as receitas, despesas, licitações e contratos do governo, prestação de contas do ano anterior, Execução Orçamentária a cada semestre e indicação clara a visível para pedido de acesso à informação, virtual e presencialmente.

Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

TAGS