Participamos do

Ex-deputado Lira Maia é condenado por desvio de dinheiro público

19:50 | Jun. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ex-deputado federal Joaquim Lira Maia (DEM-PA) foi condenado pela Justiça Federal em Santarém, oeste do Pará, por desvio de recursos federais destinados a reformas de escolas municipais na época em que ele era prefeito da cidade. Lira Maia vai perder seus direitos políticos por 10 anos, além de ter que devolver cerca de R$ 10 milhões aos cofres públicos por improbidade administrativa.

Segundo o processo, o valor desviado foi repassado a várias empresas de fachada ligadas a familiares e associados de Lira Maia. Além disso, o ex-deputado comprou duas fazendas e a madeira para a construção de uma mansão em Santarém com os recursos da prefeitura.

Além de Lira Maia, foram condenados no mesmo processo Jerônimo Ferreira Pinto, ex-secretário municipal de Infraestrutura, Maria José Marques, que chefiava a pasta de Educação à época, e Francisco de Araújo Lira, dono da construtora Taipu. Os três são considerados peças fundamentais do esquema de desvio de verbas públicas federais.

Os condenados ainda podem recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

Em fevereiro deste ano, Lira Maia foi condenado por desvio e apropriação de recursos municipais entre os anos de 1997 e 2004, quando era prefeito de Santarém. A pena de prisão era de 7 anos e 6 meses, mas foi extinta por prescrição. A reportagem tentou contato com Lira Maia, mas o ex-deputado federal não foi encontrado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente